A Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba confirmou, nesta sexta-feira (1º), a morte de um homem de 50 anos em decorrência da dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A vítima faleceu no último dia 7 de março. É o primeiro óbito registrado no município este ano pela infecção.
Há, ainda uma morte suspeita em investigação, de um homem de 77 anos que faleceu no dia 27 de março. A amostra foi encaminhada ao Instituto Adolfto Lutz de São Paulo, para análise. Em 2021, foi registrado apenas um óbito pela doença.
Casos aumentaram 140%
Nos três primeiros meses de 2022, Araçatuba registrou um aumento de 140% nos casos de dengue, com a notificação de 720 moradores que contraíram a doença, contra 300 no mesmo período do ano passado.
Somente no mês de março deste ano, foram registrados 517 casos de dengue na cidade ante 148 no mesmo período de 2021. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou 175 novos casos, passando dos 342 para os 517 pacientes infectados em março.
O crescimento no número de casos, segundo a diretora de agentes de combate a endemias, Talita de Oliveira, deve-se principalmente ao aumento considerável das chuvas, associado à baixa adesão dos moradores às visitas realizadas pelos agentes.
Ações de combate ao mosquito serão intensificadas
Os bairros com maior incidência da doença estão nos territórios que abrangem as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do Pedro Perri e Morada dos Nobres.
Segundo a diretora de agentes de combate a endemias, serão intensificadas as ações nestes locais, com horários alternativos que incluem horário de almoço e início da noite, além do uso de carros de som. “Entretanto, todos esses esforços precisam estar unidos aos da população, rotineiramente nas suas casas”, afirma.
O Hospital da Mulher, além de prestar atendimentos relacionados a sintomas respiratórios, também realiza testes de dengue no período das 7h às 23h, de segunda a sexta-feira, e das 7h às 19h, aos sábados, domingos e feriados.
Sintomas e cuidados
Os sintomas de dengue são febre, dor de cabeça, dor nos olhos e nas articulações, manchas vermelhas pelo corpo, náuseas e vômitos. Em caso de um ou mais sintomas, deve-se procurar a UBS mais próxima ou o Hospital Municipal imediatamente.
O mosquito Aedes aegypiti, que transmite a dengue, se prolifera em locais com água parada, por isso eliminar os focos de água é um cuidado essencial para evitar que ele se reproduza.
Casos de dengue registrados em Araçatuba
- Janeiro/2022 – 64 casos
Fevereiro/2022 – 139
Março/2022 – 517
Total: 720 casos
Um óbito confirmado
Um óbito em investigação - Janeiro/2021 – 36
Fevereiro/2021 – 116
Março/2021 – 148
Total: 300 casos
Uma morte confirmada