Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) organizam uma manifestação em Araçatuba para 1º de maio, feriado do Dia do Trabalhador. O mote do protesto, no entanto, é dar apoio ao chefe do Executivo na decisão de perdoar as penas impostas ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ).
Em Araçatuba, o ato está marcado para as 10h, em frente à Havan, localizada na Avenida dos Araçás. “Precisamos lotar todas as ruas do Brasil dia 1º de maio, pela nossa liberdade em apoio ao presidente Bolsonaro e o decreto constitucional por ele publicado”, diz o texto do Movimento nas Ruas, responsável pela mobilização nacional.
Bolsonaro concedeu graça ou indulto individual a Silveira, anulando a sua pena de 8 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, além de multa, por ataques a ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
A decisão da Corte com a condenação do parlamentar saiu na quarta-feira (20) e o decreto concedendo a graça ao deputado foi publicado no dia seguinte.
No entanto, o STF acatou a ação do partido Rede Sustentabilidade, que pede a anulação do perdão de pena concedido por Bolsonaro. A relatora do processo será a ministra Rosa Weber.
A ideia dos organizadores é promover uma série de ações simultâneas, em várias cidades do País. Em um vídeo divulgado pelas redes sociais, o coordenador do Movimento Nas Ruas, Tomé Abduch, convoca os apoiadores do presidente a “mostrarem força” usando camisetas verde e amarela no ato do dia 1º de maio.
“Não cabe ao Supremo Tribunal Federal reescrever um decreto presidencial, a não ser que eles aleguem que este decreto é inconstitucional, que o presidente extrapolou suas funções. Nós vamos neste dia mostrar a força do povo brasileiro em apoio à decisão do nosso presidente Jair Bolsonaro”, afirmou Abduch.