O governador João Doria (PSDB) assinou, nesta quarta-feira (9), o decreto que desobriga o uso de máscaras em ambientes abertos, como ruas, praças, parques, pátios de escolas, estádios de futebo, centros abertos de eventos e autódromos, em todo o Estado de São Paulo, a partir de hoje.
Durante o anúncio, na coletiva de imprensa realizada nos jardins do Palácio dos Bandeirantes, o governador retirou a máscara e disse que era a primeira vez, em dois anos de pandemia, que não usava o equipamento de proteção.
A medida, segundo Doria, foi tomada com o aval do Comitê Científico do Estado de São Paulo, devido ao avanço da vacinação. No território paulista, foram aplicadas mais de 101 milhões de doses da vacina contra a Covid-19. “Se tudo correr bem, poderemos liberar o uso de máscaras em todos os ambientes no dia 23 de março”, disse o governador.
Segundo a coordenadora do Plano Estadual de Vacinação, médica Regiane de Paula, 98,89% da população tomaram a primeira dose e 89,27% da população acima de cinco anos já estão com duas doses da vacina.
Além disso, os indicadores da pandemia do Estado também caíram. No caso das internações, a queda foi de 77% e o de óbitos, 55%.
Ambientes fechados
O uso da máscara de proteção facial continua obrigatório em ambientes fechados, como salas de aula, transporte público, cinemas, teatros e espaços correlatos.
Pessoas com sintomas gripais devem continuar usando máscaras, assim como as que não foram vacinadas. Os imunodeprimidos e portadores de doenças crônicas também têm esta recomendação.