Fundada em 20 de março de 1927 por um grupo de representantes da comunidade araçatubense, com o objetivo de oferecer atendimento médico-hospitalar gratuito aos doentes carentes, a instituição que nasceu sob a denominação “Hospital Sagrado Coração de Jesus” chega aos 95 anos com status de referência regional em atendimento especializado.
Graças aos investimentos públicos, privados e da comunidade ao longo destas nove décadas e meia, a Santa Casa de Araçatuba passou por uma grande transformação, deixando de ser um hospital de comunidade para se tornar referência em alta complexidade para mais de 800 mil habitantes de 40 municípios da região de Araçatuba. Esta mudança fez o custo mensal da instituição alcançar a casa dos R$ 13 milhões, aumentando a responsabilidade de gestão.
Com uma estrutura tecnológica para atender às demandas dos pacientes que buscam desde o atendimento especializado tanto ambulatorial e de medicina diagnóstica, quanto de urgência e emergência e cirurgias complexas, como as cardiovasculares, neurológicas e pediátricas, a Santa Casa realiza média anual de 254.610 atendimentos, a maioria dos quais a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
Para consolidar o histórico de avanços, a instituição chega aos 95 anos a poucos passos de ser elevada à condição de Hospital de Ensino pelo conjunto de atividades realizadas para formação e especialização das novas gerações de médicos.
São 56 alunos cursando em seis especialidades do Programa de Residência Médica e 170 alunos do curso de Medicina do UniSalesiano distribuídos em Internado Médico e em estágios de especialidades. Em dezembro do ano passado, o UniFai formou as duas primeiras turmas de Internato Médico realizado na Santa Casa de Araçatuba, totalizando 120 alunos.
Sob gestão de nova diretoria que tem como meta realizar gestão proativa nas áreas administrativa, suprimentos e financeira para consolidar seu principal alvo que a prática de assistência aos pacientes com qualidade, humanização e segurança, a instituição comemora 95 anos de existência “rumo a um novo ciclo de crescimento visando garantir no hoje e no amanhã atendimento especializado, que é a missão do hospital”, define o provedor Petrônio Pereira Lima.
Santa Casa de Araçatuba em números
254.610 procedimentos médico-hospitalares/ano (média)
75% de atendimentos a pacientes SUS (média)
28 especialidades de alta complexidade
40 cidades atendidas
Corpo clínico: 356 médicos
Funcionários: 1.646 colaboradores
Leitos: 330 convencionais e 60 intensivos
Custo anual: R$ 156 milhões