O Diretório municipal do PTB em Araçatuba anunciou o nome do advogado Lindemberg Melo Gonçalves para concorrer ao cargo de deputado estadual. Em Araçatuba, o partido terá uma dobradinha na próxima eleição: além de Lindemberg, o PTB local já havia anunciado, em fevereiro, o nome do engenheiro Rodrigo Andolfato para o posto de deputado federal.
As candidaturas de Rodrigo e Lindemberg estão pautadas pelos novos valores do partido: o PTB está passando por um momento de restruturação em âmbito nacional e agora contempla ideias mais liberais no campo econômico.
As duas candidaturas anseiam ampliar a representatividade de Araçatuba na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) e na Câmara dos Deputados: “Por não termos representantes que são daqui, somos esquecidos na hora das emendas parlamentares e ficamos sem verba para nos desenvolver. Nossa dobradinha vai reverter esse esquecimento”, explicam Rodrigo e Lindemberg.
Quem é Lindemberg?
O advogado nasceu na capital paulista e vive em Araçatuba desde de 2000. Por ser cego, é um ativista ativo nas pautas sobre inclusão. Aos 19 anos, Lindemberg estava enfrentando a hidrocefalia e, numa das cirurgias, ficou cego em razão de um erro médico.
Ele conta que mudou para Araçatuba em busca de melhores condições de vida. Aqui, aprendeu braile enquanto viveu no instituto para cegos da cidade. Mesmo diante das dificuldades, insistiu nos estudos. Lindemberg retomou o ensino médio por intermédio de supletivo porque havia deixado a escola para trabalhar. Depois cursou Direito na Unip e foi aprovado no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em 2007.
Atualmente, advoga para pacientes que necessitam de atendimento na modalidade home care. Atua ainda, numa espécie de militância, fiscalizando as ações e contratações efetuadas pela Prefeitura Municipal de Araçatuba.
Quem é Rodrigo Aldolfato?
Depois de terminar a graduação em Engenharia Civil na Unesp, cursou mestrado (Unesp) e doutorado (USP) em engenharia de estrutura. Essa bagagem acadêmica é um diferencial e o levou a pensar e colaborar com o desenvolvimento das cidades.
Por ter tanto estudo, Rodrigo contribuiu para a formação de jovens engenheiros em Araçatuba: em 2011, ajudou a implantar e coordenou os cursos de engenharia do tradicional Centro Universitário Toledo (UniToledo). O saber acadêmico também levou Rodrigo a passar, em primeiro lugar, num concurso público da Prefeitura de Araçatuba. Desde 2016, ele atua diariamente, das 7h às 13h, na área técnica da Secretária de Obras e Serviços Públicos do município.
O conhecimento acumulado o despertou ainda para as demandas políticas que o rodeiam. Como resultado dessa conscientização, ele decidiu estudar teorias de desenvolvimento e ajudou a fundar o Instituto Ilan (Instituto Liberal da Alta Noroeste), entidade que debate pautas socioeconômicas que ajudam a nortear a agenda política local, regional e até nacional.
Foi seu trabalho à frente do ILAN, na função de presidente do Conselho Deliberativo, que o inspirou a criar o “Sua Cidade do Bem”, movimento que promove negócios e ações sociais para gerar uma rede de consumo colaborativa em Araçatuba e na região. Ao fomentar a cultura empreendedora, o “Sua Cidade do Bem” valoriza o comércio local e ajuda a alavancar a economia.
O saber acadêmico também levou Rodrigo a empreender como forma de gerar emprego e renda. Ele fundou, em 2008, a TecnoBens, construtora que alia tecnologia e sustentabilidade, temas estudados por ele durante o mestrado e doutorado.
Para Rodrigo, conhecimento nunca é demais, porque a gente fica mais humilde quando aprender: “Quanto mais você estuda, mais você tem a certeza de que menos você”.