A Polícia Militar Ambiental, a Secretaria Municipal de Educação de Birigui, o Rotary Club de Birigui e a Casa da Amizade de Birigui lançaram oficialmente na cidade, nesta quarta-feira (30), o concurso cultural “Meio Ambiente e Minha Cidade”.
A ação tem o objetivo de despertar a consciência de preservação e cidadania nos alunos da rede pública e foi apresentado na sede da feitura de Birigui, com participação do prefeito da cidade, da presidente da Câmara Municipal de Birigui, do secretário municipal de educação, da diretoria do Rotary e do Comandante do 2º Batalhão de Polícia Ambiental, Coronel PM Antônio Carlos Siqueira Campos Júnior.
A ação vai divulgar a importância do meio ambiente para a sociedade a partir dos conceitos expressos no artigo 225 da Constituição Federal de 1988, segundo a qual, “todos têm o direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preserva-lo para as presentes e futuras gerações”.
O concurso tem como tema “A importância do meio ambiente na minha cidade!” e vai premiar os 15 trabalhos que se destacarem entre os quase oito mil estudantes matriculados 17 unidades escolares municipais. Os participantes serão divididos em três categorias: Desenho, para alunos da Educação Infantil e do 1º ano Ensino Fundamental; Frase, para alunos do 2º e 3º ano do Ensino Fundamental; e Redação, para estudantes do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental.
Ciclo de atividades
Na última terça-feira (29), a Polícia Militar Ambiental concluiu o ciclo de atividades “Meio Ambiente e Minha Cidade”, nas escolas municipais da rede pública no município de Birigui. Durante todo o mês de março, equipes do 2º Batalhão de Polícia Ambiental visitaram as 17 escolas públicas e interagiram com 7,7 mil alunos.
Nesta abordagem inicial, os pequenos foram convidados a participar de um concurso, onde as turmas. “A Educação Ambiental para as crianças sempre foi, para nossos policiais militares ambientais, o trabalho mais recompensador porque é a certeza de que a semente da preservação e do respeito ao meio ambiente vai florescer”, destaca o Coronel Siqueira Campos.