A Igreja Metodista de Araçatuba, a primeira protestante do município, completa 100 anos em 2022. O templo foi fundado oficialmente em 22 de outubro de 1922, na Praça Rui Barbosa, onde hoje é a agência central da Caixa Econômica Federal.
Conforme o pastor Eliéser de Oliveira Alves, a Igreja foi fundada pelo missionário Cyrus Basset Dawsey, que era natural da Carolina do Sul, Estados Unidos. Ele veio transferido da Igreja Metodista Episcopal do Sul. Seu campo missionário abrangia centenas de quilômetros por toda Noroeste Paulista e as viagens eram feitas a pé, a cavalo e às vezes de trem.
O templo foi construído no estilo medieval britânico, e era muito maior que a igreja que foi construída pelos católicos, a poucos metros, também na Praça Rui Barbosa. Devido a esta rivalidade, a Igreja Católica demoliu seu templo, e ergueu outro no mesmo lugar, no estilo medieval gótico, muito mais alto que a Igreja Metodista.
O antigo prédio da Igreja Metodista foi vendido em 1970 devido a rachaduras na edificação, pelo espaço físico não comportar os fiéis e pelo barulho do coreto da praça que, na época, atrapalhava os cultos. O novo templo foi construído na Rua General Osório, 220, no Centro, onde funciona até hoje.
A Igreja Metodista em Araçatuba tem cerca de 400 fiéis e conta hoje com mais três Igrejas na cidade, uma no Bairro Jardim Brasília, outra no bairro Jardim Paulista, além da igreja Metodista na rua da Aviação no Bairro Monterrey, ao lado do Lar da Velhice e Assistência Social, que foi fundado pela própria igreja no ano de 1944.
“A Igreja Metodista em Araçatuba sempre foi empenhada em promover ajuda à comunidade através de ações que promovem a vida humana”, afirmou o pastor.
Lar da Velhice
O Lar da Velhice Assistência Social é uma Sociedade Civil, filantrópica, sem fins lucrativos, regido por Estatuto Próprio aprovado pelo Concílio da Igreja Metodista Central de Araçatuba e reconhecido pela CNAS (Conselho Nacional de Assistência Social).
A Entidade tem por objetivo abrigar pessoas idosas, com idade superior a 60 (sessenta anos), propiciando-lhes assistência alimentar, e de saúde; desenvolvendo programas que visem a valorização do idoso, e a restauração de sua dignidade, e de seu ambiente de vida. Todos os serviços prestados são gratuitos. O Lar da velhice dispõe de 36 vagas, para ambos os sexos, atendendo Araçatuba e Região, com um quadro de 25 funcionários.
A primeira reunião da entidade, que inicialmente foi chamada de Lar Evangélico, foi realizada em 2 de julho de 1944, tendo como presidente o professor Álvaro Almeida.
Em 8 de outubro de 1944, a entidade passou a se chamar de Lar da Velhice, tendo como presidente do conselho diretor o senhor Aurelino Martins de Oliveira. Até hoje, a entidade tem como associação mantenedora a Igreja Metodista Central de Araçatuba.