A Organização das Nações Unidas estabeleceu o dia 22 de março como sendo a data comemorativa ao “Dia Mundial da Água”, o qual é comemorado desde o ano de 1992 e teve como propósito provocar na sociedade uma reflexão, discussão e conscientização a respeito de sua importância para as pessoas no seu dia-a-dia.
Contribuiu para isto a grande preocupação sobre sua escassez para o consumo na atualidade e em um futuro próximo, ser maior ainda, para uma grande parcela da população mundial. A prova disto está na quantidade de estabelecimentos que comercializam água mineral envazada, o que no passado era suprida por filtro de barro, moringa ou consumo diretamente na torneira.
Neste ano de 2022 o tema escolhido foi “Águas subterrâneas: Tornando o invisível visível”. Com isto destaca que, embora escondidas, as águas subterrâneas são indispensáveis para o abastecimento de água potável, para as indústrias, agricultura e para o sistema de saneamento. Além disto, reforça de maneira ampla a importância de ser observado pela humanidade o cumprimento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 6: água e saneamento para todos até 2030.
A Declaração Universal dos Direitos da Água (DUDA), patrocinada pela ONU, destacou em dez artigos pontos relevantes sobre o uso e consumo desse recurso hídrico, sua importância e as ações para sua preservação, destes merecem destaque os seguintes artigos:
Art. 2º – A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem
Art. 4º – O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 7º – A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Fonte de vida, substância natural fornecida pela natureza que pode ser encontrada no estado líquido, sólido e gasoso, e indispensável para sobrevivência dos seres humanos, animais e vegetais. Algo entorno de 71% da superfície terrestre é coberta por água, já no corpo humano está inserida na composição das células, tecidos e órgãos assumindo aproximadamente 60% do peso corporal.
Tamanha presença revela sua importância e o quanto é essencial para a civilização humana e ao meio ambiente, razão pela qual compreender e preservar sua essência representa conservar e salvar as 8,7 milhões de espécies vivas conhecidas no Planeta.
No EU biológico a água é um importante componente do plasma sanguíneo, pois viabiliza o transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células, regula a temperatura do corpo, filtra as impurezas, além de estar na composição das secreções como o suor, a saliva, a lágrima e a urina. Sua falta pode gerar dor de cabeça, coração acelerado, sonolência, intestino preso, tontura, cansaço, mal- estar, dores no corpo, etc.
Na interação do EU social está presente em todas as culturas dos povos, nas manifestações e expressões políticas, culturais, econômicas, religiosas, sociais e artísticas, sendo assim a água tem uma função determinante em todos os sentidos e sem distinção.
Ao Eu Psicológico e mental manter o corpo hidratado pode proporcionar um estado de boa concentração, atenção e memória, redução do estresse, da ansiedade e da fadiga mental, boa disposição, satisfação, conforto, além de bem-estar geral.
No cotidiano pensar sobre essa fonte de vida significa considerar o frescor de uma piscina para mergulhar, um banho de mar, uma chuva relaxante, um suco gelado, uma fruta suculenta, um sorvete saboroso, nuvens brancas e finas, o orvalho matinal ou simplesmente um copo d´água.
Simbolicamente o Dia Mundial da Água, apesar de ser comemorado no dia 22 de março, pode ser celebrado em todos os 365 dias. Com tantos significados e considerações é válido dizer que esse precioso líquido consubstancia plenamente os conceitos de Saúde e Qualidade de Vida.
Coronel PM PAULO AUGUSTO LEITE MOTOOKA é Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública; Bacharel em Psicologia, Direito e Especialista em Direito Ambiental e colunista do RP10.