A clínica veterinária do Programa Meu Pet, do governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Araçatuba, está com 90% das obras executadas e tem previsão de entrega no início de abril deste ano, segundo a Secretaria Estadual de Saúde.
A unidade de Araçatuba teve um investimento de R$ 4,3 milhões do Estado e está sendo construída em um terreno cedido pela Prefeitura, ao lado do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). O município será o responsável pela contratação de profissionais e custeio da atividades.
O prédio terá uma estrutura com recepção, sala de espera, triagem, consultórios, sala de medicação, laboratório de análise clínica, setor de internação, sala para infectocontagiosos, espaço de banho e tosa para animais atendidos, sala de radiografia, sala de ultrassonografia, farmácia, câmara fria, entre outros ambientes.
Além, disso, um centro cirúrgico composto de sala de preparo e recuperação do paciente, antecâmara de paramentação, sala cirúrgica, sala de recuperação anestésica.
O Governador João Dória (PSDB) anunciou, em novembro de 2019, que Araçatuba teria a primeira clínica veterinária pública do Estado de São Paulo. Em maio do ano passado, confirmou o investimento e autorizou o início das obras.
Meu Pet
O Programa Meu Pet é inédito no Estado de São Paulo e visa dar apoio a ações e serviços voltados à defesa e saúde dos animais domésticos, incluindo vacinação, castração e adoção responsável.
A assistência à saúde dos cães e gatos ocorrerá com a oferta de serviços, como consulta clínica, exames laboratoriais, raio-X e ultrassom, aplicação de medicamentos, cirurgias, tratamentos clínicos e atendimento de urgência e emergência.
Até agora, foram anunciadas dez unidades nos municípios de Votuporanga, Barueri, Ribeirão Preto, Sorocaba, Santos, Registro, Santa Bárbara d’Oeste, Jundiaí, São José do Rio Preto, além da de Araçatuba.