No próximo sábado (2 de abril) Birigui volta a ser a capital brasileira do Biribol com a 1ª Etapa da Copa André Ferro de Biribol Amador 2022, que neste ano reunirá 14 equipes de toda a região e de cidades como Presidente Prudente, Araçatuba, Três Lagoas/MS, Ilha Solteira e vários outros municípios. O torneio acontece a partir das 9 horas, no Birigui Pérola Clube, com portões abertos para o público.
Para o presidente da Confederação Nacional de Biribol, Fabiano de Souza Oliveira o torneio será um sucesso absoluto, a exemplo do número de equipes que se inscreveram. “É, sem dúvida alguma, a retomada dos torneios de Biribol após a pandemia de Covid-19 que restringiu nossos jogos e torneios por quase dois anos. Esta copa é, sem dúvida alguma, o maior torneio de Biribol Amador do Estado de São Paulo”, destacou.
As inscrições para participar da Copa André Ferro se encerraram na última semana e as equipes já estão treinando forte para concorrerem aos troféus e medalhas.
Sobre o Biribol
Variante do voleibol, o Biribol foi criado na cidade de Birigui, na década de 1960, pelo professor Dario Miguel Pedro. O esporte é muito praticado na região, e está sendo difundido para várias cidades brasileiras.
O Biribol, ou voleibol de piscina, é praticado dentro de uma piscina especial que mede 4 metros de largura por 8 metros de comprimento e uma profundidade de 1,30 metro. A rede é instalada na altura de 2,62 metros para o masculino e 2,40 metros para o feminino. Cada equipe conta com quatro jogadores titulares e no máximo 4 reservas, que se revezam nas posições em sentido horário.