O preço dos combustíveis disparou em Araçatuba nesta sexta-feira (11), após a Petrobras reajustar o valor da gasolina em 18,8% e o do diesel em 24,9%. Na esteira, o etanol também ficou mais caro, com um aumento que varia entre 2,2% e 7,4% nos postos da cidade. Desta vez, a justificativa para a alta é o conflito no Leste Europeu – após a invasão russa na Ucrânia, o barril do petróleo subiu 23%, passando dos US$ 90,00 para os US$ 111,00.
Para piorar a situação, alguns analistas falam em desabastecimento dos derivados de petróleo, haja vista que muitos importadores deixaram de comprar grandes quantidades de gasolina e de diesel para evitar prejuízos, porque a Petrobras demorou para repassar os preços ao consumidor. A alta no petróleo foi imediata ao início do conflito, em 24 de fevereiro, enquanto que somente hoje (11) a estatal autorizou o repasse do aumento.
Em Araçatuba, o maior aumento foi no preço do diesel, que ficou até 17% mais caro nos postos. O litro do combustível, que era vendido entre R$ 5,40 e R$ 5,89 antes do aumento, agora é comercializado por valores que vão de R$ 6,19 a R$ 6,89, de acordo com levantamento feito pelo RP10 nesta sexta-feira.
Já o litro da gasolina, que antes variava entre R$ 5,90 e R$ 6,39, agora é vendida na bomba por valores que oscilam entre R$ 6,19 e R$ 6,89, alta que chega a 9,8%, dependendo do posto.
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Na esteira do aumento dos preços do diesel e da gasolina, o do etanol também subiu. A explicação é que a gasolina contém 25% de etanol anidro, o que justificaria a alta. O etanol hidratado, antes vendido entre R$ 3,90 e R$ 4,39 o litro, agora tem valores que variam de R$ 4,19 e R$ 4,59, uma alta que oscila entre 2,2% e 7,4%.
O pior é que as altas não devem parar por aí. É o que diz o assessor de investimentos Ricardo Carneiro, da WIT Invest, de São José do Rio Preto. “O preço da gasolina ainda está defasado em cerca de 5%, por isso deve haver novo aumento nos próximos dias”, avaliou.
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Preocupação
A preocupação de alguns donos de postos ouvidos pela reportagem é que venha a faltar gasolina e diesel nas bombas brasileiras a partir da próxima semana. Isso porque as importadoras não adquiriram combustível suficiente para atender à demanda do País.
Embora o Brasil seja autossuficiente na captação de petróleo bruto, não o é no refino, por isso depende da importação dos produtos. Para se ter uma ideia, 90% do diesel consumido no País vem do exterior. “Tem distribuidora que já não tem diesel nem gasolina para vender”, confidenciou um dono de posto que pediu para não ser identificado.