Alunos da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araçatuba fizeram um abaixo-assinado endereçado à Prefeitura pedindo a volta das linhas do transporte público que levam ao campus da Rodovia Marechal Rondon (SP-300).
A presidente do Diretório Acadêmico Carlos Aldrovandi, Ana Júlia Moreno Barreto, que faz o terceiro ano de Odontologia na instituição, afirma que a linha existente não contempla o horário de aula dos alunos, inviabilizando o transporte tanto dos estudantes quanto dos pacientes.
Ela relata que a única linha existente, atualmente, prevê a ida ao Campus às 8h, mas neste horário, os estudantes já estão atendendo aos pacientes que procuram a faculdade em busca de atendimento odontológico.
“Nós atendemos o público gratuitamente e se não as pessoas não têm como chegar, deixa de prestar um serviço para a comunidade e a faculdade fica parada”, afirmou, destacando a importância do transporte para os pacientes também. A universidade realiza tratamentos que vão desde restauração até cirurgias.
Em razão disso, os alunos acabam se organizando em esquemas de carona e ficam em frente ao McDonald’s, na Avenida Brasília, aguardando uma locomoção. A presidente do Diretório Acadêmico, no entanto, observa que este sistema não é seguro e oferece risco aos alunos, principalmente as do sexo feminino.
“Muita gente para com o carro e assedia as alunas, tentando fazê-las entrar no veículo. Se tivesse um ônibus, seria mais seguro para as alunas”, argumenta ela, frisando que o abaixo-assinado protocolado na Prefeitura tem mais de 140 assinaturas. Decidimos fazer este documento para mostrar à Prefeitura o interesse dos alunos da FOA pelo transporte público seguro e solicitar o mesmo de forma viável até o Campus”, completou.
Ela contou o caso de uma aluna que sofreu assédio de um motorista e tentou que a estudante entrasse no carro. Outro caso é o de uma estudante que perdeu duas semanas de aula porque não tinha como se locomover até o Campus.
Outro lado
Em nota, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana afirmou ter recebido o documento ontem (17), e irá notificar a empresa Transportes Urbanos Araçatuba novamente, para que retome as atividades na linha reivindicada.
“É importante ressaltar que a prefeitura está atuando para que a empresa retome todas as rotas, conforme contrato vigente”, diz a nota.
A Secretaria também informou que a TUA apresentou, em novembro de 2021, documentação, na qual pede realinhamento de valores do contrato, por sofrer um desequilíbrio econômico/financeiro, considerando, entre os apontamentos, a alta no valor do diesel, manutenção etc. Tal pedido ainda está sob análise.
Recentemente, o município reajustou as tarifas da TUA em 22%. O valor da tarifa mínima, para pagamento na catraca, passou dos R$ 4,10 para os R$ 5,00. As outras tarifas também foram reajustas, como os passes de estudantes e de empregadas domésticas.