Durante a cerimônia do Oscar 2022 o ator Will Smith agrediu com um tapa no rosto o comediante Chris Rock. Smith não gostou de uma piada feita sobre a sua esposa, Pinkett Smith, e partiu para cima do comediante.
Pinkett Smith tem a cabeça raspada por conta da alopecia, uma condição capilar que causa a queda de cabelo. Na apresentação da cerimônia, Chris Rock comparou a esposa de Smith com a protagonista de “Até o limite da honra” (1997), vivida por Demi Moore, que raspou os cabelos.
Logo após a piada, Will Smith subiu ao palco deu um tapa na cara do comediante. “Eu acho que o Will Smith acabou de me dar uma surra”, disse Rock, em meio a um palavrão. Segundo as autoridades locais, não houve registro oficial do incidente.
Veja o momento da agressão
Alopecia: o que é
Alopecia ou calvície é ausência, rarefação (os fios se tornam menos numerosos) ou queda, transitória ou definitiva, dos cabelos ou dos pelos, podendo ocorrer de forma local, regional ou total. Apesar de afetar mais homens, a condição pode acometer mulheres.
Um dos tipos mais comuns de alopecia é a areata, que é uma doença autoimune — quando as células atacam o próprio organismo. Apresenta-se como áreas sem cabelo, arredondadas ou ovalares de tamanhos variados, únicas ou múltiplas, isoladas ou confluídas, sem alteração da pele, a não ser discreta hipotonia. Podem ocorrer no couro cabeludo e/ou em outras regiões pilosas. Em alguns casos, evolui para perda total dos cabelos.
Causa
Podem ser devidas a doenças que evoluem para atrofias ou cicatrizes, tais como piodermites, paracoccidioidomicose, leishmaniose, tuberculose, sarcoidose, herpes zoster, linfomas, tumores, líquen plano, esclerodermia, lúpus eritematoso fixo, pseudopelada de Brocq e foliculite descalvante. Pode também ser hereditária.
Tratamento
Depende do tipo de alopecia.
Alopécias cicatriciais: combater a doença para impedir a atrofia ou cicatriz. Na fase de sequela com atrofia, quando possível, pode-se fazer o implante de cabelos.
Alopécia areata (pelada): tratar as possíveis causas, dando especial atenção aos distúrbios psíquicos e se necessário solicitar a colaboração do psiquiatra; medicações rubefacientes em aplicações diárias ou em dias alternados; medicamentos corticoides em solução ou pomada podem ser úteis.
Queda de cabelo de causa mecânica: evitar situações que podem levar a perda. Queda de cabelo devido a doenças infecciosa: os cabelos nascem novamente, sem tratamento.
Queda de cabelo de causas sistêmicas: geralmente combatendo a causa, os cabelos crescem novamente.
Alopécia feminina difusa: depende do resultado das dosagens hormonais, podendo ter indicação o uso de preparados antiandrogênicos, associados a estrógenos, a fim de combater a desregulação hormonal.
Calvície ou alopécia seborreica: o tratamento da calvície pode retardar ou interromper o processo, e quanto mais precoce o tratamento, melhor o resultado. Estão disponíveis – finasterida é um medicamento utilizado no tratamento da calvície com bons resultados na interrupção da queda e no fortalecimento de capilar; minoxidil para uso local em loções com resultados favoráveis, porém tem que ser usado por vários meses (3-4 meses); para o tratamento da seborreia, recomenda-se o uso de sabonetes sulfurosos, xampus à base de coaltar, zinco ou cetoconazol.