Por meio do Programa Nossa Casa modalidade Preço Social, da Secretaria de Estado da Habitação, a população do município de Araçatuba será beneficiária de mais 517 moradias populares. O conjunto habitacional será implantado em área de 160.000 m² doada pela prefeitura, na Rua Conde Zepelin, bairro Jardim Universo.
A empresa BRNPar Empreendimentos Imobiliários, vencedora da licitação, será a responsável pela construção do conjunto habitacional, em um prazo em torno de 30 meses.
As 517 residências terão área útil padrão de 40 m², dois dormitórios, sala, cozinha, banheiro, área de serviço e vaga para automóvel e serão ofertadas pelo preço social de R$ 120 mil a unidade. As famílias terão subsídios para facilitar a aquisição e financiamento pela Caixa Econômica Federal.
A modalidade Nossa Casa — Preço Social viabiliza a construção de moradias com a iniciativa privada a preços abaixo do valor de mercado para atender famílias com renda de até três salários mínimos. As prefeituras fazem a oferta dos terrenos, que são alienados, por meio de licitação, à iniciativa privada. As empresas vencedoras constroem o empreendimento e destinam parte das unidades a preço social. As famílias interessadas nos imóveis se cadastram pelo site do programa e serão selecionadas por meio de sorteio.
Secretaria de Estado da Habitação, por meio da Agência Casa Paulista, concederá subsídios de até R$ 40 mil, conforme a renda das famílias. Será possível contar ainda com subsídios federais e utilizar o FGTS no financiamento habitacional, quando disponível. Desta forma, o valor das prestações ficará compatível com a capacidade de pagamento das famílias.
O Programa Nossa Casa foi criado em agosto de 2019 com o objetivo de reduzir o déficit habitacional por meio de parcerias entre o Estado de São Paulo, prefeituras e iniciativa privada para fomentar a produção de moradias de interesse social em terrenos públicos para famílias de baixa renda. O programa é executado em três modalidades: Preço Social, Apoio e CDHU.