A vendedora Letícia Machado Lucas, 27 anos, procurou a polícia para registrar um boletim de ocorrência contra a Santa Casa de Araçatuba por suposta negligência no atendimento de seu avô, o aposentado Vicente Lucas, 77, que deu entrada no hospital no dia 26 de janeiro para realizar uma cirurgia do fêmur, após sofrer uma queda em casa.
No boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, Letícia conta que, além da fratura, foi constatado, no hospital, que o idoso estava com infecção urinária. Após a cirurgia do fêmur, um médico urologista colocou uma sonda na bexiga do paciente para a drenagem da urina e do sangue acumulado no local.
No entanto, conforme a neta do idoso, na manhã de quarta-feira (2), a cuidadora que fica com o paciente durante o dia, encontrou o dreno da bexiga deslocado, ou seja, sem fazer a drenagem. Além disso, ela contou que o idoso estava amarrado no leito pelo tórax e pulsos.
Letícia disse que o médico urologista não passou no quarto para ver o avô na quarta-feira, apesar dos apelos para que o profissional fosse chamado. “Meu avô estava com muita dor e a barriga muito inchada. O médico só apareceu ontem (3) para ver como ele estava”.
Além disso, o idoso estava sem o acesso intravenoso, por onde deveria receber o antibiótico que passou a tomar pós-cirurgia. “Recolocaram o acesso de novo somente quando a cuidadora avisou, pela manhã. Será que nenhum funcionário viu isso durante a noite?”, questionou.
A neta relata, ainda, que o avô reclamava muito de sede e que não foi oferecida água para ele. Após o boletim de ocorrência, a Polícia Civil vai apurar uma possível negligência médica no atendimento ao paciente, que é amparado pelo Estatuto do Idoso.
Outro Lado
Em nota, a Santa Casa de Araçatuba informou:
“De acordo com a Direção Técnica, a conduta foi indicação do médico que atende o paciente, ao qual foi solicitado oficialmente explicações.”