A Polícia Civil realizou uma operação em 10 lojas do camelódromo em uma investigação que envolve denúncia de comércio ilegal de aparelhos de TV Box e celulares de origem suspeita.
A ação, realizada na manhã desta sexta-feira (4) envolveu 32 policiais e 10 viaturas. O equipamento conhecido como ‘TV Box’ funciona como conversor digital e transforma uma TV normal em uma ‘smart TV’, ou seja, possibilitando a instalação de aplicativos para música, filmes, séries e jogos e o acesso, sem autorização a canais de TV por assinaturas. A prática infringe, entre outras, a lei dos direitos autorais (9610/1998) e a Lei Geral de Telecomunicações (9.472/1997).
As equipes cercaram o camelódromo, que fica no centro de Araçatuba, e iniciaram as buscas nas lojas de eletrônicos que foram alvos da ação. Conforme relatório final da operação, batizada de “Mercador”, foram apreendidos 36 aparelhos conversores de TV Box, 56 celulares, 16 copos Stanley, 4 tablets, 53 relógios digitais, 2 mini games, 2 roteadores, 2 garrafas de uísque, 2 câmeras de monitoramento e 3 máquinas de choque portátil.
A polícia informou que vai investigar, em tese, a prática de crimes de descaminho, contrabando, pirataria e receptação. Ninguém foi preso. Os aparelhos apreendidos foram levados para a CPJ (Central de Polícia Judiciária).