Uma bebê de apenas quatro meses foi salva na noite desta quinta-feira (24) na base da Polícia Militar do Jardim Jussara, zona sul de Araçatuba, graças a uma ação rápida de policiais militares que atenderam a ocorrência ao ver a mãe da criança pedindo ajuda.
Os PMs soldados Marcel e Quintana tinham parado na base para jantar quando perceberam uma mãe pedindo ajuda, com a criança no colo. Eles viram que a bebê estava com ausência de movimentos respiratórios e iniciaram procedimento conhecido como manobra de Heimlich.
A criança desengasgou e os policiais acionaramo resgate, que levou a menina até o pronto-socorro da Santa Casa para os devidos cuidados médicos.
Manobra de Heimlich
Posicione-se por trás e enlace a vítima com os braços ao redor do abdome (se for uma criança, ajoelhe-se primeiro), caso ela esteja consciente. Uma das mãos permanece fechada sobre a chamada “boca do estômago” (região epigástrica).
A outra mão comprime a primeira, ao mesmo tempo em que empurra a “boca do estômago” para dentro e para cima, como se quisesse levantar a vítima do chão. Faça movimentos de compressão para dentro e para cima (como uma letra “J”), até que a vítima elimine o corpo estranho.
Engasgo em bebês
Coloque o bebê de bruços em cima do seu braço e faça cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Vire o bebê de barriga para cima em seu braço e efetue mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tente visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repita as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.