A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (16) mais uma fase da operação voltada à investigação dos bárbaros crimes praticados em Araçatuba (SP), no início da madrugada do dia 30/8/2021, ocasião em que indivíduos, valendo-se de armamento de uso restrito e elaborado aparato bélico, inclusive explosivos, roubaram as agências bancárias da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.
Naquela ocasião, o grupo criminoso cerceou a liberdade de várias pessoas, utilizando-as como escudos humanos, feriu algumas vítimas e causou a morte de outros dois cidadãos.
Na manhã de hoje, policiais federais, apoiados pelo 12° Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar (BAEP), estão cumprindo 4 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão temporária na cidade de Guararapes (SP) e 2 mandados de identificação criminal.
Ontem a Polícia Federal, com apoio da Polícia Militar, cumpriu outros 2 mandados de buscas, um na cidade de Osasco (SP) e outro no Guarujá (SP). Na ocasião, também cumpriu mais um mandado de prisão temporária em desfavor de um dos principais executores do roubo às agências bancárias.

Esse investigado, preso no Guarujá, participou diretamente da ação criminosa desenrolada na praça central de Araçatuba, local em que estão situadas as duas agências bancárias.
Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Araçatuba, após o aprofundamento das investigações pela Polícia Federal, em especial, a análise e confrontação de todos os elementos de informações colhidos desde a data do crime.
A Polícia Federal segue trabalhando de forma ininterrupta, visando à responsabilização de todos os autores dos violentos atos e já identificou e prendeu considerável parcela da organização criminosa.
Antes do desencadeamento da ação de hoje, a PF já havia realizado a prisão de 33 pessoas envolvidas nos crimes e cumprido 74 mandados de busca e apreensão. Com a deflagração desta nova fase, somam-se 35 investigados presos e 80 mandados de busca e apreensão cumpridos.