Uma mulher de 24 anos foi presa na noite deste sábado (6), em Araçatuba (SP), por envolvimento no sequestro da esposa de um empresário de Ponta Porã (MS). A vítima, de 56 anos, foi sequestrada na manhã de ontem e passou mais de 24 horas em poder dos criminosos que a libertaram neste domingo (6), sem o pagamento do resgate exigido pelos bandidos, cerca de R$ 5 milhões.
Em Araçatuba, ação policial foi realizada pela Deic (Divisão Especializada de Investigações Criminais). Além da prisão da mulher, os investigadores apreenderam com ela um celular que foi usado pelos sequestradores para manter contato com a família da vítima e exigir o dinheiro do resgate.
A esposa do empresário de Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, no Paraguai, foi sequestrada por pelo menos quatro homens armados em um carro Volkswagen Gol, de cor prata. A abordagem ocorreu na frente da empresa do marido da vítima. Na ocasião, a vítima descia de uma caminhonete.
Imagens de câmeras de segurança flagraram o momento em que os criminosos pararam ao lado da caminhonete da vítima. A câmera também conseguiu pegar a placa do veículo, SAB932 (Brasil). No entanto, não há informações se foi adulterada para o sequestro, conforme o site Campo Grande News.
Apos ser dominada e colocada no veículo Gol, a vítima foi levada para a cidade vizinha de Pedro Juan Cabalero. Pouco tempo depois, os sequestradores iniciaram contato com o filho e marido da vitima exigindo a quantia de 5 milhões como condição para liberação da vitima que já estava em cativeiro.
Conforme a polícia, o resgate foi exigido insistentemente via mensagem de aplicativo de mensagens. Posteriormente o veiculo Gol foi encontrado abandonado em Pedro Juan Cabalero pela Polícia Nacional Paraguaia.
No decorrer do dia, por meio de técnicas de investigação e a troca de informações entre policiais civis do Mato Grosso do Sul e São Paulo, o caso chegou até a Deic de Araçatuba. Após trabalho de campo e inteligência, a Polícia Civil de Araçatuba localizou e prendeu a mulher de 24 anos, identificada pelas iniciais M.C.T.S., com o celular usado para manter contato com a família da sequestrada.
Uma outra pessoa conseguiu escapar do cerco realizado em Araçatuba, mas os policiais apuraram a identidade e a Justiça decretou a sua prisão. Em Araçatuba, as buscas ocorreram nos bairros Nossa Senhora Aparecida e São Rafael, com o empenho de cerca de 25 policiais. Os policiais recolheram outros celulares que serão encaminhados para a investigação em Ponta Porã.
Neste domingo (6), durante audiência de custodia, a Justiça de Araçatuba converteu o flagrante da suspeita em prisão preventiva e ainda decretou a prisão do outro investigado, que até o momento está foragido.
A Policia Civil de Araçatuba continua em diligencias visando prender o foragido identificado. A Policia Civil de Ponta Porã continua as investigações visando prender outras pessoas envolvidas no crime de extorsão mediante sequestro. O crime, previsto no artigo 159 do Código Penal tem pena prevista de 12 a 20 de prisão.