O pastor e funcionário público municipal João Moreira (PP), 59 anos, que irá assumir a vaga do ex-vereador Evandro Molina na Câmara Municipal de Araçatuba, disse não ter motivos para ser oposição ao prefeito Dilador Borges (PSDB) e anunciou que fará parte da bancada governista.
“Tudo o que for interessante para o município, vou votar a favor, mas se houver alguma coisa que precise dizer não, vou dizer. Não terei cabresto, mas não tenho nada contra a administração, que acredito estar indo muito bem”, afirmou em entrevista ao RP10, no início da tarde desta quinta-feira (24).
Moreira irá tomar posse como vereador na próxima quarta-feira (2), às 9h, na Câmara Municipal. No mesmo dia, já participa da sessão ordinária que será realizada às 19h. O político antecipou que não terá uma bandeira específica no Legislativo e prometeu trabalhar em prol de toda a população, apesar de sua votação ter sido expressiva entre os evangélicos. “Minha bandeira é Araçatuba”, reforçou.
O político, que atua como servidor na Secretaria de Planejamento como topógrafo desde 2001 – sua formação é em técnico de agrimensura -, é também pastor evangélico há 15 anos e atua na igreja Assembléia de Deus do Alvorada, zona leste da cidade. Ele é natural de Américo de Campos (SP), município localizado a 30 quilômetros de Votuporanga, mas reside em Araçatuba desde 1982.
João Moreira recebeu a notícia de que iria assumir a vaga de Molina na tarde dessa quarta-feira (23), quando foi comunicado pelo presidente da Câmara, Dr. Alceu (PSDB). Ele disse que não esperava mais por esta decisão da Justiça e afirmou que não torcia para que isso acontecesse. “Estava conformado e tranquilo, mas acabou vindo de uma forma tão rápida que fui surpreendido”.
Evandro Molina teve os direitos políticos suspensos por oito anos devido a uma condenação transitada em julgado em uma ação penal por furto de energia elétrica em um estabelecimento comercial de sua propriedade, localizado em Birigui. O crime foi denunciado pela Polícia Civil após a chamada operação Gato de Botas, de combate ao furto de energia.
Oito tentativas
Até chegar aqui, João Moreira teve oito tentativas, em 30 anos, de se eleger vereador. Chegou a ter votações expressivas, mas não conseguia a eleição por questão de legenda. Ele concorreu aos pleitos de 1992, 1996, 2000, 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. Em 1999, chegou a assumir como vereador durante afastamento do então vereador Antônio Carneiro da Silveira, ficando 15 dias no cargo. Nas eleições municipais de 2020, obteve 1.724 votos.
Após o pleito, chegou a ser declarado vereador eleito, devido à impugnação da candidatura de Molina, pela Justiça Eleitoral de Araçatuba, devido a uma decisão judicial, em segunda instância, que o condenou, em ação penal, por receptação, ao cumprimento de três anos de reclusão em regime inicial aberto – a pena foi substituída por duas restritivas de direito. Dias depois, porém, Molina conseguiu reverter a decisão da Justiça e assumiu como vereador.
Conforme Moreira, sua entrada na política se deu por meio do incentivo da própria comunidade, principalmente a evangélica, já que realizava serviços sociais no Alvorada, bairro onde morava. O pastor, funcionário público e agora vereador eleito é casado há 36 anos com a dona de casa Adenilce Batista da Silva, tem 2 filhas e um casal de netos.