O vereador Evandro Molina (PP), de Araçatuba, teve os direitos políticos suspensos por oito anos e, consequentemente, perdeu o mandato, em decorrência da comunicação de condenação criminal transitada em julgado (quando não há mais recurso), em 30 de setembro do ano passado, recebida da 2ª Vara Criminal de Birigui.
A vaga de Molina, que recebeu 1.907 votos nas eleições de 2020, será ocupada pelo suplente Pastor João Moreira (PP), que deverá tomar posse na manhã da próxima quarta-feira (2), em razão do ponto facultativo na segunda-feira (28) e do feriado de carnaval na terça (1º). Moreira obteve 1.724 votos nas eleições municipais e já deverá participar da próxima sessão da Câmara, na quarta.
O comunicado da suspensão dos direitos políticos de Molina foi feito ao presidente da Câmara Municipal, vereador Dr. Alceu (PSDB), pelo juiz eleitoral Sérgio Ricardo Biella, na tarde dessa quarta-feira (23).
A condenação transitada em julgado que motivou na suspensão dos direitos políticos de Molina é referente a um furto de energia em um estabelecimento comercial de sua propriedade localizado em Birigui, constatado durante uma operação da Polícia Civil denominada Gato de Botas, de combate aos furtos de energia. Pelo crime, recebeu pena de um ano de reclusão.
Evandro Molina também enfrenta um processo de receptação que ainda está em andamento na Justiça.