A boa alimentação dá mais saúde e conforto aos indivíduos. Além de garantir energia e bem-estar em geral, através de uma boa alimentação é viável prevenir e combater problemas de saúde, manter um peso corporal saudável e ter um desenvolvimento físico ideal.
Uma boa alimentação é capaz de fornecer os nutrientes necessários para preservar a boa funcionalidade do organismos e preservando á saúde.
Ingestão de água
Por ter uma boa alimentação, a água é um elemento obrigatório para o desempenho ideal do corpo humano. Constitui mais de 60% do organismo humano e está presente em cada uma das funcionalidades corretas para a vida.
Após o oxigênio, o consumo de líquido é o que mais falta no desempenho do corpo, daí o valor de permanecer constantemente hidratado. No entanto, não beba líquidos com as refeições.
O líquido faz com que o alimento não seja mastigado como deveria e dificulta o processo digestivo. Busque consumir líquidos 30 minutos antes ou 60 minutos após as refeições. Porém, se a comida for salgada, é ideal beber água ao longo dela.
Diminuição do açúcar
Em primeiro lugar, o excesso de açúcar é um dos vilões mais frequentes daqueles que querem ter uma boa alimentação. O açúcar excessivo também pode ser prejudicial, porque influencia diretamente no pâncreas e na regulação da insulina, algo muito ruim, como para aqueles que são diabéticos e para aqueles que permanecem predispostos à patologia.
O açúcar pode estar na composição de vários outros alimentos, especialmente em carboidratos simples, ou seja, aqueles produzidos com farinha branca; como pães, biscoitos, bolos, entre outros.
Portanto, uma dica é optar constantemente por carboidratos integrais, que impedem a liberação instantânea de insulina e mantêm o desempenho adequado do pâncreas.
Alimentos orgânicos
Alimentos orgânicos são essenciais e bastante relevantes para uma boa alimentação, além de não serem cultivados com elementos químicos. Como agrotóxicos, antibióticos e fertilizantes, eles não oferecem nenhum resíduo desses compostos ao nosso corpo, sendo mais seguros para a nossa saúde.
Estima-se que os alimentos orgânicos tenham a possibilidade de serem mais nutritivos e ter mais vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, ao contrário dos alimentos convencionais.
Lanches saudáveis.
Ter uma boa nutrição não precisa ser uma tarefa difícil. Por outro lado, é viável comer alimentos saudáveis, saborosos e bastante práticos. Diariamente, lanches saudáveis são a escolha ideal, porque são comidas rápidas e ajudam a preservar a dieta.
Apostar em uma boa fritadeira sem óleo para tornar seus lanches mais saudáveis é uma dica de ouro, mantenha uma boa alimentação sem excesso de sódio e torne seus lanches mais práticos, simples e saudáveis.
Frutas e vegetais
Legumes e frutas são ricos em vitaminas, minerais e fibras. Portanto, eles precisam estar presentes diariamente para ter uma boa ingestão alimentar.
A ingestão ideal de tais alimentos coopera no controle de calorias, boa saúde e também protege contra o aparecimento de problemas de saúde.
O mesmo vale para os molhos e temperos. Pare de usar caldos de carne industrializados e dê mais sabor às suas receitas com ervas naturais, como manjericão e orégano, além de cebola e alho.
Quantidade de refeições
O hábito de ingerir a cada 3 horas, defendido por vários nutricionistas, não precisa ser seguido no literal. No entanto, é uma boa indicação do intervalo recomendado entre uma refeição e outra.
É o suficiente para que o apetite não seja tão grande a ponto de querer atacar doces ou ingerir excessivamente industrializados, e também dá tempo para conservar o corpo fazendo que o organismo trabalhe com frequência.
De acordo com esses especialistas, não importa se você quer perder peso, mantê-lo ou até mesmo ganhá-lo, essas refeições diárias médias são consideradas ideais.
Conclusão
É essencial conhecer o próprio estilo de vida e as suas necessidades. E antes de adotar novas rotinas de ingestão de alimentos, consulte um nutricionista. Ele é o profissional mais conveniente para indicar a boa alimentação de acordo com sua rotina, sua saúde e seus propósitos.
Você gostou dessas dicas para manter uma boa alimentação? Deixe-nos um comentário nos dizendo o que você achou!