“Bipolar em pessoa” é o título do livro da jornalista Eliane Martos, escrito com o objetivo de desmistificar a doença estigmatizada pela falta de informações que a envolvem, o que causa sofrimento nos doentes e nas pessoas que as cercam. A obra será lançada nesta terça-feira (22), às 19h30, no Quintal Cultural, em Araçatuba.
O livro, segundo a autora, explica o que é bipolaridade com linguagem simples, porém fundamentada em pesquisa orientada pelo psiquiatra Luiz Henrique Junqueira Dickmann, professor-doutor da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).
Em outro capítulo, o leitor toma conhecimento da doença, explicada pela visão de um bipolar. Esse capítulo abrange desde a fase de pré-diagnóstico, quando a pessoa não sabe o que tem e inicia uma via crucis em consultórios médicos, até a aceitação da doença e começo do tratamento. De acordo com a jornalista, o diagnóstico pode demorar até dez anos, tempo em que o doente sofre com o problema e com a incompreensão das pessoas que as cercam.
Em outro trecho do livro, o leitor tem a oportunidade de conhecer depoimentos de bipolares, de seus cuidadores e outras pessoas de seu convívio. “Eu bipolar em pessoa” é o capítulo em que Eliane Martos fala de sua experiência como portadora do transtorno.
Enfim, a falta de conhecimento leva a interpretações preconceituosas, inclusive por parte da mídia, como telenovela e música que atribuem ao bipolar comportamento excêntrico ou o tratam com deboche. E isso a obra (Editora Pindorama, 114 páginas) tem o desafio de combater. O lançamento de “Bipolar em Pessoa” consta da Balada Literária, evento organizado pelo Grupo Experimental da Academia Araçatubense de Letras (AAL).
Serviço:
Evento: Lançamento do livro “Bipolar em Pessoa”
Local: Quintal Cultural (Cussy de Almeida, 2.088, Araçatuba)
Dia: 22/02/2022,
Horário: 19h30
Preço: R$ 30,00