O projeto de lei que dispõe sobre a substituição de sirenes e alarmes utilizados como sinalizadores de início e término de aulas, de provas e de recreios em escolas das redes pública e provada de ensino será votado na 4ª sessão ordinária da Câmara de Araçatuba, que será realizada na próxima quarta-feira (2), às 19h, em função do ponto facultativo do carnaval.
A matéria, de autoria do vereador Coronel Guimarães (PSL), tem como objetivo proteger as crianças com Transtorno de Espectro Autista (TEA), que possuem hipersensibilidade sensorial e sofrem com barulhos e ruídos.
“Até mesmo um latido ou uma buzina de caminhão, por exemplo, podem ser suficientes para provocar uma sobrecarga dos sentidos, podendo causar fobia, pânico, agressividade, dificuldades de aprendizado e dificuldades de relacionamentos, sendo algo que foge do controle”, afirma o vereador, ao justificar o projeto.
Durante a sessão da próxima quarta-feira os vereadores também irão apreciar projeto de lei assinado pela Prefeitura que inclui representantes do poder público e da sociedade civil no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Na fase do Pequeno Expediente, poderão usar a tribuna a vereadora Regininha (Avante) e os vereadores Luís Boatto (MDB), Maurício Bem Estar (PP) e Nelsinho Bombeiro (PV).
O público poderá acompanhar a sessão ordinária pela TV Câmara, no Canal 6 do Sistema Net Digital; pela TV Noroeste, no Canal 19.1 em sinal aberto; e ainda pelo Canal da Câmara no YouTube e Facebook, disponíveis para acesso neste site.