Jair Bolsonaro (PL) voltou a falar que vai dificultar a renovação de concessão da Rede Globo. As afirmações foram dadas neste sábado (12/02) durante entrevista a Anthony Garotinho (PROS), na rádio Tupi.
“A renovação da concessão da Globo é logo após o primeiro 1° das eleições deste ano. E da minha parte, para todo mundo, você tem que estar em dia. Não vamos perseguir ninguém, nós apenas faremos cumprir a legislação para essas renovações de concessões. Temos informações de que eles vão ter dificuldades”, disse o chefe do executivo.
A outorga de serviços de radiodifusão do canal aberto da Rede Globo vence em 5 de outubro, quando completa o prazo de quinze anos. Band, TV Cultura e Record TV também terão que renovar a concessão de exploração da TV aberta.
Bolsonaro ainda disse que foi muito “perseguido” pela empresa da família Marinho. “Eu fui muito mais perseguido que você, Garotinho”, acenou o presidente ao radialista da Tupi, agora seu aliado político. “Com todo respeito, eu sou um herói nacional. Sempre disseram que ninguém resiste a dois meses de Globo. Eu estou resistindo.”
Apesar das ameaças, o presidente não tem poder de decisão sobre as concessões. Bolsonaro pode apenas indicar o posicionamento do governo federal, mas a decisão final cabe ao congresso.