A Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho está divulgando a abertura de 100 vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional com bolsa-auxílio de R$ 210, oferecidos em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Governo do Estado de São Paulo.
São 20 vagas para cada curso. Em Inglês para Recepção, o aluno é capacitado para atuar na área de atendimento ao público, clubes e empresas que têm como alvo pessoas cuja língua seja o inglês. Em Operador de Caixa, a pessoa será certificada para desempenhar atividades em estabelecimentos comerciais, receber valores de vendas de produtos e serviços, controlando numerários e valores.
Quem fizer o curso de Porteiro e Controlador de Acesso aprenderá técnicas de segurança de condomínios e edifícios, zelando pela segurança pessoal e patrimonial. Para Almoxarife de Obras, o aluno será capacitado para realizar processos de estocagem e controle de ferramentas e materiais em canteiros de obras. Já em Recepção e Atendimento, o aluno sairá apto para se relacionar com o público, prestar serviços de atendimento, realizar coleta de informações, intermediando clientes e prestadores de serviços.
Os cursos variam entre 80 e 100 horas de duração, no período da tarde, totalmente gratuitos e disponíveis no formato remoto com aulas ao vivo, no modelo de Ensino a Distância (EAD).
As vagas já estão disponíveis para inscrições que podem ser realizadas pelo site www.cursosviarapida.sp.gov.br até o dia 17 deste mês. Podem se inscrever pessoas que tenham idade mínima de 16 anos, alfabetizados e domiciliados no Estado de São Paulo. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.
A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. As aulas têm previsão de início ainda neste mês. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.
Bolsa-auxílio
Os estudantes matriculados nos cursos de qualificação do programa Via Rápida receberão uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em suas despesas durante a realização do curso. O pagamento será feito por meio de código bancário que o estudante usará para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas.
Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e frequentar curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento do Estado.
Quem não tiver acesso à internet poderá recorrer ao Balcão de Empregos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, na Avenida Waldemar Alves, 50 – antes do Assaí Atacadista.