Pais de alunos do ensino médio da rede pública de Araçatuba reclamam da mudança no transporte dos estudantes, que passou a ser feito pela TUA (Transporte Urbano Araçatuba), e não mais por ônibus terceirizados, que transportavam exclusivamente os alunos.
Agora, os estudantes são transportados junto com outros passageiros e precisam fazer todo o itinerário do ônibus até chegar em casa. Em alguns casos, precisam descer no terminal urbano e pegar outro veículo. Receosos, alguns pais se recusaram a enviar os filhos para a escola – as aulas na rede estadual tiveram início na última quarta-feira (2).
O pedreiro Fernando dos Santos Cardoso, 53 anos, afirma que está preocupado com o horário que o filho está chegando em casa. “Ele teve que pegar outro ônibus no terminal, onde outros passageiros embarcam. Meu filho foi o último a chegar em casa, porque a garagem da TUA fica no Beatriz, próximo ao Porto Real, onde a gente mora”.
Ele conta que o filho sai da Escola Estadual Genésio de Assis, no bairro Paraíso, às 21h15, mas só chegou em casa, nessa quinta-feira (3), após às 23h. “Antes, ele chegava antes das 22h”, observou.
Na chuva
O estudante Felipe Alves Cardoso, 15 anos, filho de Fernando, cursa o segundo ano do ensino médio e conta que teve de esperar na chuva a chegada do ônibus, nessa quinta-feira (3). As aulas foram encerradas às 21h15 e ele só embarcou às 22h, em frente à escola.
Na hora de passar o cartão, o dispositivo não funcionou. O motorista pegou o cartão de volta e orientou o aluno a procurar a TUA ou a Secretaria de Educação.
Conforme o estudante, o ônibus parou no terminal, pegou mais umas oito pessoas e foi passando pelos bairros São Rafael, Etemp, Atlântico 1 e 2, Águas Claras e só depois entrou no Porto Real.
“Dois colegas tiveram que descer na entrada do Águas Claras e andar vários quarteirões na chuva até chegar em casa, porque o ônibus não entrou no bairro”, contou o estudante.
Não foi para a escola
A dona de casa Ana Cláudia Andrade Landin, 42, conta que foi pega de surpresa, na terça-feira (1º), quando foi chamada à escola para buscar um cartão da TUA para a filha de 14 anos, que cursa o primeiro ano do ensino médio na Escola Estadual Maria Apparecida Balthazar Poço.
Com receio, ela não deixou a filha ir para a escola. “Ela nunca andou de ônibus sozinha, acho perigoso. E outra. Os ônibus da TUA vivem quebrando. E se isso acontecer e ela perder a aula?”, questiona.
Outra queixa de Ana Cláudia é que a filha terá de sair mais cedo de casa para ir à escola. “Antes, o ônibus escolar passava às 6h20 na porta de casa; agora, vai passar às 5h50”, contou.
Ela também reclama que os alunos da escola de sua filha terão que descer em um posto de gasolina, na avenida Ibirapuera e andar mais cinco quarteirões até a escola. “Muitos pais deixaram de mandar os filhos para a escola porque estão com medo”, disse.
Outra mãe ouvida pela reportagem, mas pediu para não ser identificada, disse que, com o novo transporte, seus filhos terão de pegar o ônibus às 5h45 e descer na avenida Ibirapuera às 6h05.
“Só que a escola só abre às 6h30 e as aulas começam às 7h”, afirmou. Depois, à tarde, eles saem às 15h45 e vão voltar pela Ibirapuera novamente, onde o ônibus passa às 16h05, isso se não houver atraso. Ou seja, eles só vão chegar em casa às 16h50. Está tudo errado, é uma palhaçada”, reclamou.
Outro lado
Em resposta aos questionamentos da reportagem, a Prefeitura de Araçatuba e a Diretoria Regional de Ensino informaram que os cartões da TUA foram feitos e carregados de acordo com o horário de aula dos alunos, pois seu uso deve ser exclusivo para o trajeto até a escola. “Estamos cientes de que alguns cartões apresentaram problemas e estes já estão sendo corrigidos pela TUA. A Diretoria de Ensino está acompanhando e alinhando diretamente com eles”.
Em nota, Prefeitura e Diretoria de Ensino afirmaram que todos os alunos da zona urbana do Ensino Médio da EE Profª. Vaniolê D. M. Pavan, EE Dr. Clóvis de A. Campos, EE Profª. Maria App. Balthazar Poço, EE Prof. Genésio de Assis e EE CH Ezequiel Barbosa, com direito ao transporte escolar, serão transportados na modalidade passe escolar, de acordo com a Resolução SE 27/2011. “O direito ao transporte está sendo assegurado.”
O passe escolar é uma modalidade prevista na resolução vigente – Resolução SE 27/2011 e prevê, em seu artigo 2º, que o aluno com idade inferior a 12 anos deverá ser transportado por veículo fretado ou de frota própria municipal com a presença de monitor, salvo nos casos em que os responsáveis autorizem a utilização de passe escolar.
Já o artigo 3º prevê que o aluno com idade a partir de 12 anos, completos no início do ano letivo, será atendido por meio de passe escolar, desde que não haja prejuízo ao cumprimento do horário de entrada e saída da escola.”
A nota informa, ainda, que a Diretoria e Prefeitura Municipal alinharam com a empresa de Transporte Urbano de Araçatuba – TUA – os horários de entrada e saída das escolas estaduais e os pontos, deixando os alunos o mais próximo possível das escolas.
“Houve adaptação em algumas linhas para atender alunos da Rede Estadual, pois o horário de saída da EE Prof. Genésio de Assis e EE CH Ezequiel Barbosa é às 21h15. Foi alinhado com a TUA que o ônibus passará na frente destas escolas, considerando que a saída é no período da noite. Também houve alteração no horário de uma linha da TUA para atender os alunos que estudam no noturno na EE Manoel Bento da Cruz e que saem às 23h00.”
A mudança foi necessária, segundo eles, para adequação das rotas do transporte em relação a alteração de horário de algumas escolas estaduais, que aderiram ao Programa de Ensino Integral. “A Diretoria de Ensino e a Secretaria Municipal de Educação estão atendendo a todas as solicitações dos responsáveis e alinhando com a TUA, de modo que o direito ao transporte escolar seja resguardado.”