Encabeçado por Italo Marsili, seguidores do guru bolsonarista Olavo de Carvalho pedem que a Igreja Católica o canonize. O astrólogo faleceu na noite de 24 de janeiro aos 74 anos em um hospital na região de Richmond, nos Estados Unidos. De acordo seu médico, Olavo morreu de insuficiência respiratória. As informações são do Estado de Minas.
Até o momento dessa publicação, a postagem no Instagram tinha 123 mil curtidas, além de mais de 3500 comentários. Na postagem o escritor e psiquiatra Italo Marsili pede para que Olavo “ore por nós”. Ainda, segundo ele “o espírito santo, sem dúvida, utilizou a vida do professor Olavo para tocar as nossas”.
Segundo Italo, quase 3 mil pessoas enviaram relatos atribuindo a conversão ao catolicismo ao guru. “Já enviando o meu relato. Você e o professor Olavo foram fundamentais para minha conversão ao catolicismo.”, disse um deles. “Ele é o responsável pela conversão do meu esposo. Que Deus o tenha!”, afirmou outra.
O movimento pretende reunir os testemunhos e enviar para a Igreja Católica.
Nascido em Campinas, no interior de São Paulo, Olavo Luiz Pimentel de Carvalho se intitulava professor de filosofia e ficou conhecido por vídeos e livros que apoiam o conservadorismo político e que recusam o discurso politicamente correto.
Considerado um guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho foi elogiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais, mas criticado por militares que integram seu governo. O vice-presidente Hamilton Mourão disse, em 2019, que Olavo de Carvalho deveria se limitar à função de “astrólogo”.
Carvalho foi responsável por nomeações importantes no governo Bolsonaro, como Ricardo Vélez, ex-ministro da Educação e o ex-chanceler Ernesto Araújo