A prefeita Paula Lemos (DEM), de Barretos (SP), decretou estado de calamidade pública na cidade após as fortes chuvas que atingiram a cidade durante a tarde de ontem (6). Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, ela visitou regiões do município afetadas pela força da água.
Segundo o g1, o decerto 11.205, publicado no Diário Oficial do Município, tem validade de 90 dias e pode ser prorrogado se a necessidade for comprovada. O texto cita os estragos da chuva e destaca a necessidade de recuperação emergencial das vias públicas e assistência à população.
Dentre as determinações, o documento fala sobre a dispensa de licitação para contratos de aquisição de bens para reparo das enchentes, prestação de serviços e obras relacionadas aos estragos da chuva.
Segundo a Prefeitura, entre 13h30 e 15h30 dessa quinta-feira, mais de 100 milímetros de precipitação foram registrados. A enxurrada transformou ruas e avenidas em rios. Uma ponte caiu. Uma idosa foi arrastada ao sair do carro e continuava desaparecida na manhã desta sexta-feira. Outra mulher ficou ferida e foi levada para um hospital.
O temporal atingiu todas as regiões da cidade, mas os alagamentos foram maiores nas partes baixas, onde a água invadiu dezenas de casas, como mostra o vídeo abaixo: