O Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto (SP), uma das unidades da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina, recebe no dia 1º de fevereiro (terça-feira) o ex-ministro Sergio Moro, pré-candidato à Presidência pelo Podemos.
A nove meses da eleição, o ex-juiz é o primeiro pré-candidato a presidente do Brasil a visitar o maior complexo hospitalar do interior do Estado de São Paulo e um dos maiores do país. Acompanhado pela deputada federal Renata Abreu (Podemos – SP), Moro permanecerá das 8h às 9h no HB de Rio Preto, o segundo maior hospital-escola do Brasil, para conhecer os serviços, a tecnologia e os projetos da instituição, cujo 85% do atendimento é destinado a paciente do Sistema Único de Sáude (SUS).
Como uma das mais importantes instituições de saúde do Estado de São Paulo, a Funfarme e suas unidades têm recebido a visita dos principais postulantes a presidente, governador e cargos dos legislativos federal e estadual. “Como sempre aconteceu, recebemos todos os candidatos e políticos por considerarmos que as visitas destes são importante relacionamento institucional e que resultam em benefícios para o complexo hospitalar e, consequentemente, os mais de 1,5 milhão de habitantes da região noroeste paulista atendidos pelas nossas unidades”, afirma Dr. Jorge Fares, diretor executivo da Funfarme.
Além do HB, o complexo reúne o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Ambulatório Geral de Especialidades, o Hemocentro e a unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro. Como o HB, o HCM é também o hospitais-escola da Faculdade de Medicina de Rio Preto (Famerp), que figura entre as escolas de medicina públicas com as melhores avaliações no Estado.
HB e o HCM destacam-se pelos corpos clínicos altamente qualificados, com médicos reconhecidos nacionalmente, e pela alta tecnologia que oferecem. Embora referência para 102 municípios pertencentes ao Departamento Regional de Saúde (DRS 15), o complexo Funfarme atende pacientes de todo o Brasil.
Isto faz com que a fundação apresente números impressionantes: quase 800 mil atendimentos por ano feitos por 1.630 médicos e outros 1.700 profissionais da Saúde. No total, a Funfarme possui mais de 8.000 colaboradores, população maior do que as de algumas cidades do Noroeste paulista. HB e HCM possuem 1.102 leitos, dos quais 914 de enfermaria e 188 de UTI e um dos maiores centros cirúrgicos do país, com 32 salas onde são realizados mais de 43 mil procedimentos por ano.