A Defesa Civil de São Paulo informa que, entre terça-feira (1) e sábado (5), instabilidades provocarão condições para chuvas contínuas e seguidas de ventos nas regiões de Araçatuba e São José do Rio Preto.
“Não há previsão de elevados acumulados (75mm) porém, como o solo já se encontra encharcado, existe risco de transtornos como deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos. Sendo assim, ressalta-se a importância de atenção especial às áreas mais vulneráveis, destaca o comunicado divulgado pelo órgão nesta segunda-feira (31).
De acordo com as autoridades, chegou a 24 o número de mortes causadas pelas chuvas dos últimos dias no estado de São Paulo. Em Franco da Rocha, na região metropolitana da capital, já são oito vítimas dos temporais.Entre as pessoas que perderam a vida no estado, oito eram crianças. Segundo a Defesa Civil, há ainda 11 pessoas desaparecidas. Os estragos provocados pelas chuvas deixaram 660 famílias desabrigadas ou desalojadas. A Defesa Civil está fornecendo cestas básicas e kits de higiene aos atingidos.
as chuvas causaram alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos e interdições em rodovias por todo o estado. Uma ponte cedeu na estrada vicinal Joaquim José Bittencourt, em Luiziânia (SP), região de Araçatuba (SP), no domingo (30).
O trecho precisou ser interditado para evitar acidentes entre a cidade e propriedades rurais de Santópolis do Aguapeí e Clementina. Segundo a Secretaria de Obras de Luiziânia, o conserto da ponte depende das chuvas, mas a previsão é que até o fim da semana o trecho seja liberado.