Birigui tem 49 funcionários da área da saúde afastados por causa da Covid-19, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Estes profissionais atuam nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade, estão com o esquema vacinal completo contra a doença, apresentam sintomas leves e não necessitaram de internação.
Dos afastados, 24 são agentes comunitários de saúde, 13 técnicos de enfermagem, 8 enfermeiros, 3 farmacêuticos e 1 médica. Quando completarem o período de quarentena, voltarão aos cargos.
Para manter os atendimentos à população, a Secretaria Municipal de Saúde informou que tem feito remanejamentos, “dentro das possibilidades”. Nessa quinta-feira (20), a Prefeitura iniciou o atendimento de pacientes com sintomas gripais à tarde em todos os postos de saúde.
Em função dos afastamentos dos profissionais, a Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão da população em casos de demora no atendimento e solicita às pessoas com sintomas moderados a graves, como falta de ar e febre acima de 37,5 graus, que procurem o pronto-socorro municipal imediatamente.