Devido ao aumento dos casos de síndromes respiratórias, associadas à covid-19 e ao surto de gripe, a Prefeitura de Birigui publicou decreto reduzindo para 70% a capacidade de público em eventos sociais, culturais, esportivos e de negócios, bem como em casas de shows, bares e similares.
A medida vale desde ontem (07/01), com o objetivo de evitar a propagação do vírus. “Nossa maior preocupação neste momento delicado é com a saúde de toda população e para evitar que o sistema de saúde fique sobrecarregado”, afirmou o prefeito Leandro Maffeis (PSL).
Os supermercados e estabelecimentos comerciais estão obrigados a realizar o controle de temperatura de pessoas na entrada, devendo, ainda, proibir o acesso daquelas que apresentarem temperatura corpórea acima de 37,5 graus centígrados, conforme recomendações da Organização Mundial de Saúde.
Para o acesso a eventos, casa de show, boates e similares, é obrigatório também comprovação da vacinação contra a covid-19. Em caso de ter apenas uma dose, é necessário apresentar teste negativo para covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas.
A disponibilização de álcool em gel 70% nos estabelecimentos e o uso de máscara facial pelas pessoas permanecem obrigatórios. Conforme o decreto, o descumprimento das proibições e o não atendimento às obrigações poderão resultar em multa, interdição e cassação do alvará de funcionamento.
Reunião
As medidas foram definidas em reunião convocada hoje pelo prefeito Leandro Maffeis com a secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino e sua equipe de gestores, o presidente da Câmara, Cesar Pantarotto Junior, e os vereadores Si do Combate ao Câncer e Vadão, Santa Casa, Unimed, Pronto Socorro, Acib, Sinbi e os médicos Igor Barcellos Precinotti e André Luiz Batista.
No encontro foi tratado também sobre o protocolo de atendimento dos casos gripais, testagem dos pacientes sintomáticos e também para definir ações para incentivar a vacinação da população com doses em atraso, envolvendo os diversos segmentos econômicos do município.