A bailarina e fisioterapeuta araçatubense Patrícia Pagan, 45 anos, chamou a atenção em suas redes sociais, na última semana, ao postar o seu novo visual. Ela decidiu cortas as madeixas e raspar a cabeça, ficando totalmente careca. Os cabelos cortados tiveram um destino nobre: foram doados para a confecção de peruca para uma paciente em tratamento de câncer.
A artista, que é bailarina clássica e faz ainda tecido acrobático, lira e pole dance, conta que sempre teve vontade de deixar a água do chuveiro cair sobre sua cabeça sem cabelos. O desejo aumentou quando passou a admirar a careca de um colega bailarino e ela fez a promessa de cortar os cabelos quando eles estivessem na cintura.
Na quinta-feira (13), veio o estalo: percebeu que as madeixas já estavam compridas demais e decidiu que era o momento de realizar o seu sonho. Marcou um horário no cabelereiro Fábio Benavente e, na sexta-feira (14), cortou os longos fios ruivos rente à cabeça, que foi inteiramente raspada na sequência.
A cada tesourada, era uma vibração, pois o sonho estava mais próximo de ser realizado. A ação durou alguns minutos e foi filmada no salão de beleza. Na sequência, com as madeixas em mãos, procurou a entidade Atamor, que realiza diversas ações solidárias para pacientes com câncer, inclusive a confecção de perucas para doação àquelas que perdem os cabelos durante o tratamento.
“Conheci o trabalho da entidade e fiquei totalmente encantada. Vi as perucas de lã que eles produzem, as próteses de mama, todo o capricho e carinho deles com estas pessoas em tratamento contra o câncer. Foi gratificante poder contribuir” disse.
Para ela, os cabelos são apenas um detalhe. “Eu tenho saúde, um emprego que amo, me realizo como bailarina e fisioterapeuta. O meu cabelo é só mais uma bênção e vai crescer de novo. Para quem não tem saúde, ficar sem cabelo dá uma sensação ruim, mas, para mim, é uma alegria, uma libertação”, descreveu.
Após o ato, ela recebeu centenas de mensagens aprovando a sua atitude. No domingo (16), ao conversar com a reportagem, ela contou que os fios já estavam crescendo e, para aproveitar ainda mais o novo visual, ela mesma estava raspando a cabeça novamente.
Patrícia contou, ainda, que pretende fazer um espetáculo com a cabeça raspada e disse que está se sentindo linda careca. Ela afirmou também que irá ficar muito feliz se outras pessoas se espelharem em seu exemplo e pretende se encontrar com a pessoa que receber a peruca feita com seu cabelo. “Vai ser muito emocionante, tenho certeza”, disse.