Araçatuba confirmou, nesta segunda-feira (24), mais duas mortes por Covid-19, chegando aos 888 óbitos desde o início da pandemia. O município também notificou mais 1.512 casos positivos da infecção pelo novo coronavírus e 50 pessoas estão internadas para o tratamento da doença.
As mais recentes vítimas da Covid são uma mulher de 66 anos e um homem de 68 que estavam hospitalizados e faleceram, respectivamente, nos dias na sexta-feira (21) e no domingo (23). Os dois não estavam com o esquema vacinal completo contra a doença e tinham comorbidades. Com as novas mortes, o município acumula oito óbitos somente no mês de janeiro.
Conforme a Vigilância Epidemiológica, os 1.512 casos confirmados nesta segunda não se referem apenas ao acumulado do final de semana, mas dos últimos sete dias, pois haviam dados represados de resultados que eram aguardados dentro deste período. A cidade tem um total de 35.598 pacientes infectados desde o início da pandemia. Destes, 29.240 estão recuperados.
Permanecem internados 50 pacientes para tratamento da Covid, 8 a mais em relação à sexta-feira, data do último boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde. Do total de hospitalizados, 37 estão em leitos de enfermaria e 13 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), dos quais 6 estão em ventilação mecânica.
A Santa Casa de Araçatuba está com 35 pacientes nas alas destinadas ao tratamento da Covid, sendo 28 em isolamento e 7 em UTI (4 em ventilação mecânica). Já o Hospital Unimed Araçatuba tem 15 internados (9 em enfermaria e 6 em UTI, dos quais 2 em ventilação mecânica).
As autoridades de saúde reforçam a importância de tomar a 1ª, 2ª e 3ª doses da vacina para garantir maior proteção contra o novo coronavírus. As pessoas também devem manter o uso de máscara de proteção facial, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações.