Araçatuba confirmou, nas últimas 24 horas, mais 174 casos de Covid-19, um aumento de 47,45% em relação a ontem (4), quando foram notificados 118 novos casos da infecção pelo novo coronavírus. Em razão disso, o município informou que deverá adotar novas estratégias no atendimento de sintomáticos respiratórios a partir da próxima semana, mas não detalhou quais. Até agora, 29.843 pessoas tiveram a doença na cidade, desde o início da pandemia.
Até a penúltima semana de 2021, o município vinha registrando de um a dois casos de Covid por dia. No entanto, entre os dias 27 e 30 de dezembro, confirmou 106 pacientes infectados. Na segunda-feira (3), data do primeiro boletim epidemiológico de 2022, foram registrados 138 novos casos, confirmando a tendência de piora nos indicadores da pandemia, provavelmente provocada pela variante Ômicron.
A quantidade de moradores internados também aumentou nos últimos dias. Na segunda, havia três hospitalizados, passando a seis, ontem (4). Hoje, os hospitais de Araçatuba têm 10 internados, só do município, para o tratamento da Covid-19. O avanço dos casos, inclusive, levou o Hospital Unimed a suspender as visitas a partir desta quinta-feira (6).
De outro lado, não foram registradas novas mortes – a última foi confirmada no dia 14 de dezembro, de uma mulher de 45 anos, que faleceu em decorrência de complicações da infecção.
Pronto-Socorro
No pronto-socorro municipal Aida Vanzo Dolce, foram atendidos, somente na segunda-feira, 384 pacientes com sintomas respiratórios, número 287% maior do que o pico registrado na semana anterior, de 99 atendimentos, na terça-feira, 28 de dezembro. A demanda deve-se aos casos suspeitos de Covid e também aos de H3N2, nova variante da Influenza A, causadora da gripe.
Para acolher os pacientes que se dirigem àquela unidade de saúde, a direção do PS, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, disponibilizou mais um médico para atendimento clínico das 10h às 22h e um pediatra para atuar no mesmo período. Até então, o corpo clínico era formado por cinco médicos, sendo um pediatra e quatro clínicos.
Testes
Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do Umuarama II (UBS Covid), a quantidade de testes de Covid aumentou 700%, passando dos 25 diários para os 200 por dia, o que acabou gerando uma longa espera, de até sete horas, por parte dos pacientes. A Secretaria Municipal de Saúde informou que está tomando providências para diminuir o tempo de espera na unidade.
Prevenção
A orientação para a população é que mantenha as medidas de proteção, como o uso de máscara, a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel e evitar aglomerações. É também importante completar o ciclo vacinal, com as duas doses da vacina, além da dose adicional, de reforço.
Birigui e Guararapes
Birigui também registra aumento no número de casos de Covid. Nas últimas 24 horas, a doença foi diagnosticada em mais 106 moradores do município, totalizando 20.780 infectados desde o início da pandemia. Outras 205 pessoas aguardam resultado de exames. Não houve novas mortes – o município permanece com 612 óbitos.
Em Guararapes, foram confirmados mais 25 casos da infecção pelo novo coronavírus nesta quarta-feira (5), chegando aos 4.483 moradores infectados. Há, ainda, 14 casos suspeitos da doença. O município também não registrou novas mortes por Covid e mantém 112 óbitos pela doença desde o início da pandemia