Araçatuba tem 105 funcionários da área da saúde afastados por causa da Covid-19, segundo a Prefeitura da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde, 34 profissionais atuam no pronto-socorro e 71 na Atenção Básica. Todos estão vacinados contra a doença, apresentam sintomas leves e não precisaram de internação.
Na Atenção Básica, estão afastados 34 auxiliares de enfermagem, 13 auxiliares de serviços gerais, 12 enfermeiros, 9 médicos, 2 atendentes de farmácia e 1 dentista. Já no Pronto Socorro Municipal, há 12 técnicos enfermagem, 5 auxiliares de limpeza, 4 enfermeiros, 3 do setor
de portaria, 2 da recepção, 2 auxiliares de farmácia, 1 médico, 1 auxiliar de enfermagem, 1 orientador, 1 assistente social, 1 de rádio operador e 1 técnico auxiliar de regulação médica.
Por conta do afastamento dos funcionários da área da saúde e do aumento expressivo no número de casos positivos de Covid-19, o município adotou medidas para conseguir atender todos os pacientes com sintomas respiratórios.
O Hospital Municipal voltou a receber pacientes com sintomas leves de gripe, a vacinação contra a doença começou a ser feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) e a teleconsulta será implementada a partir de segunda-feira (17).