Araçatuba registrou, nesta terça-feira (4), o primeiro caso de dupla infecção por influenza (gripe) e Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O fenômeno ocorre quando uma pessoa está infectada ao mesmo tempo com os dois vírus.
De acordo com o que foi apurado pelo RP10, a descoberta do caso foi feita após um exame realizado na Araçamed, empresa especializada no atendimento de urgências e emergências médicas.
A reportagem tentou contato com a empresa, mas não obteve retorno. Porém, fontes do RP10 na área da saúde confirmaram o caso da dupla infecção conhecida como “flurona“, uma junção das palavras “flu”, que é gripe em inglês, com parte da palavra “coronavírus”.
A informação é que o estado da paciente, que tem entre 20 e 30 anos, é estável e que ela não apresenta sintomas severos das doenças. O tratamento está em curso.
Os pacientes infectados por flurona, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta.
Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação. Especialistas afirmam, entretanto, que a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.
Brasil
Nesta terça-feira (4), o Brasil contabilizou 122 casos de dupla infecção. Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Ceará e Rio Grande do Norte já haviam notificado episódios do tipo.
Pelo menos 24 moradores da cidade de São Paulo foram diagnosticados com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo. Em todo o estado, são 110 casos.