Araçatuba confirmou, nesta segunda-feira (17), mais uma morte por Covid-19 e 674 novos casos positivos da doença, chegando aos 31.843 pacientes infectados desde março do ano passado.
A mais recente vítima da pandemia é um homem de 84 anos, que estava internado na Santa Casa local e faleceu no domingo (16). Ele tinha comorbidades. Com esta, o município acumula 882 mortes.
O número de internados passou de 22, na sexta-feira (14), data da divulgação do último boletim epidemiológico, para 35. Destes, 24 estão em leitos de enfermaria e 11 em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva), dos quais 2 estão em ventilação mecânica.
A Santa Casa está com 18 moradores de Araçatuba no isolamento e 9 na UTI Respiratória, sendo um com respirador. Já o Hospital Unimed tem 6 em leitos de enfermaria e 2 em UTI, dos quais 1 está em ventilação mecânica.
Nesta segunda-feira (17), Araçatuba passou a disponibilizar a teleconsulta a pacientes com sintomas respiratórios leves. O serviço vai funcionar de segunda a sexta, das 8h às 18h, e deve ser agendado pelo Alô Saúde – 0800 770 5816.
Também nesta segunda, as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) passaram a realizar os testes de Covid, para desafogar o serviço no Hospital Municipal e pronto-socorro. A Prefeitura orienta que os pacientes com sintomas graves devem procurar o pronto-socorro municipal, para atendimento.
As autoridades de saúde reforçam que a prevenção continua sendo fundamental para o controle do vírus. O uso de máscara e a higienização das mãos devem ser mantidos, assim como evitar aglomerações. É importante também que as pessoas completem o esquema vacinal e tomem a terceira dose para evitar casos graves da doença.