Araçatuba confirmou, nesta terça-feira (11), mais 377 casos de Covid-19, 85 a mais em relação a ontem (10), quando foram notificados 292 novos casos da doença. Desde o início da pandemia, 30.747 pessoas tiveram a infecção pelo novo coronavírus. Destas, 28.449 estão recuperadas.
O aumento no número de infectados é atribuído às festas de fim de ano e às viagens, que proporcionaram uma maior circulação de pessoas. Além disso, o município confirmou a circulação da cepa ômicron da Covid-19, que possui alta transmissibilidade, embora desencadeie quadros mais leves da doença.
Conforme a Vigilância Epidemiológica, foram confirmados três casos da ômicron em Araçatuba, sendo todos em mulheres, de 32, 24 e 22 anos. ” Embora preocupante devido ao seu alto risco de contágio, tal fato já era esperado, dada a frequência expressiva da cepa no país e a verificação do aumento expressivo no número de casos suspeitos e confirmados localmente”, informou a Secretaria Municipal de Saúde, por meio de nota.
Paralelamente ao aumento de pacientes infectados, houve também uma alta de 66,6% em relação aos internados. Até ontem, havia nove moradores da cidade hospitalizados para o tratamento da doença. Hoje, são 15.
Apesar dos números crescentes de Covid, a cidade não registrou óbitos pela doença este ano. A última foi confirmada no dia 14 de dezembro. De março de 2020 até agora, 880 pessoas perderam a vida após a infecção pelo novo coronavírus em Araçatuba.
Hospital Municipal é reaberto para atender casos leves de Covid
Por causa do aumento dos casos de Covid-19, a Secretaria de Saúde de Araçatuba vai reabrir o Hospital Municipal (antigo Hospital da Mulher) para atender crianças e adultos com sintomas leves de gripe (tosse, espirros, coriza), a partir desta quarta-feira (12).
O local havia sido preparado para receber pacientes com Covid-19 no período mais intenso da pandemia. Agora, com novo aumento de casos da doença, o hospital será reaberto para atender de segunda a sexta-feira, das 7h às 23h, e aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 19h.
Quem precisar de atendimento em outros horários ou estiver com sintomas respiratórios graves, deve se dirigir ao Pronto-Socorro Municipal.
No Hospital Municipal também serão realizados testes RT-PCR. As equipes do local serão formadas por médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e farmacêuticos, além de funcionários administrativos.
A vacinação contra Covid em Araçatuba está sendo realizada na UBS Umuarama II e na antiga UBS Morada dos Nobres (Rua Custódio Soares de Castro, 360), das 8h às 19h, sem necessidade de agendamento.