Araçatuba confirmou, nesta segunda-feira (10), mais 292 casos de Covid-19, chegando aos 30.370 pacientes infectados desde o início da pandemia.
Os dados levam em conta os casos registrados de sábado (8) até hoje, já que o último boletim epidemiológico foi divulgado na sexta-feira (7), quando foram confirmados 154 pacientes infectados com o novo coronavírus.
O aumento no número de casos deve-se às festas de fim de ano, viagens e também à circulação da variante ômicron no município. A situação levou a Santa Casa e o Hospital Unimed a suspenderem as visitas aos pacientes internados.
Em Araçatuba, nove moradores estão hospitalizados para o tratamento da Covid. Apesar do aumento dos casos, não houve registro de mortes – a última ocorreu no dia 14 de dezembro. Desde o início da pandemia, 880 pessoas perderam a vida para o novo coronavírus no município.
O município também alterou os pontos de vacinação contra a Covid e passou a realizar exames RT-PCR, para a detecção de Covid, no Hospital Municipal (antigo Hospital da Mulher), desde que com encaminhamento médico após notificação do caso nos serviços de saúde do município.
A orientação é para que pessoas com sintomas leves de gripe procurem atendimento na UBS mais próxima de sua residência. Pessoas com sintomas graves de gripe deverão procurar o Pronto Socorro Municipal, para atendimento e para realização de exames como RT-PCR e/ou teste rápido antígeno.
A vacinação contra Covid em Araçatuba está sendo realizada na UBS Umuarama II e na antiga UBS Morada dos Nobres (Rua Custódio Soares de Castro, 360), das 8h às 19h, sem necessidade de agendamento.