Um adolescente de 16 anos é o segundo caso de “flurona”, a dupla infecção por influenza (gripe) e Covid-19, registrado em Araçatuba (SP). O menor foi diagnosticado com as duas doenças após exame feito na tarde desta quinta-feira (6) na Araçamed, empresa especializada no atendimento de urgências e emergências médicas.
O primeiro caso da coinfecção na cidade foi registrado na terça-feira (4) e o teste também foi feito na Araçamed. Mais uma vez, a reportagem tentou contato com a empresa, nesta quinta-feira, mas não obteve retorno.
O RP10 apurou que o adolescente já está sendo acompanhado pelo município. Ele não apresenta sintomas graves da dupla infecção.
O Brasil contabiliza pelo menos 150 casos de flurona. Os pacientes infectados, geralmente, apresentam febre, dor no corpo, falta de apetite, tosse, dor nas articulações, nos músculos e na garganta.
Em casos mais graves, pode haver falta de ar e a necessidade de internação. Especialistas afirmam, entretanto, que a população não precisa se apavorar, pois não há evidências de que a coexistência dos vírus causará quadros mais graves.
A possibilidade de um mesmo paciente enfrentar a Covid-19 e a gripe ao mesmo tempo vem crescendo pois os dois vírus estão circulando amplamente no Brasil neste momento.
Apesar de casos de dupla infecção terem começado a ser noticiados agora, especialistas esclarecem que é relativamente comum que pacientes apresentem mais de um vírus no corpo, sem que o quadro de sintomas seja potencializado por isso.
Os médicos alertam, entretanto, para a importância da vacinação como estratégia de proteção. As vacinas previnem quadros mais graves e também diminuem a transmissão dos vírus.