A Prefeitura de Birigui, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que foi confirmado o primeiro caso da variante Ômicron no município. Trata-se de uma mulher de 54 anos, que não viajou para o exterior e não teve contato com ninguém que chegou de outro país.
O teste para covid-19 da paciente foi sequenciado pelo Instituto Adolfo Lutz e divulgado no sábado (08/01) pelo GVE (Grupo de Vigilância Epidemiológica) de Araçatuba. Ela ficou em quarentena por 14 dias, acompanhada da filha que também testou positivo para coronavírus. Ambas já estão recuperadas.
Cuidados e vacinação
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Maria Helena Martins Yazawa, reforça que a população deve redobrar as medidas preventivas, como uso de máscara facial, a frequente higienização das mãos, uso de álcool em gel, distanciamento social, ventilação natural de ambientes e evitar aglomerações.
Ela também ressalta a importância da imunização com as duas doses e a dose de reforço (após 4 meses de intervalo da 2ª dose). “Nenhuma vacina oferece 100% de proteção contra a doença, mas todas reduzem o risco de quadros graves, hospitalização e morte, principalmente após a 2ª dose”, frisou.
Pessoas com sintomas gripais, como febre, tosse, coriza, dor no corpo, dor de garganta e falta de ar devem procurar o Pronto Socorro. De segunda a sexta-feira, das 13h às 16h, ocorrem também atendimentos na UBS 1, mas o atendimento deve ser agendado antes pelo 0800 570 7770.
Boletim
Conforme a Secretaria de Saúde, até as 12h desta segunda-feira (10/01) não houve confirmação de mortes por complicações da covid-19. A cidade contabiliza 612 mortes e 21.312 casos positivos desde o início da pandemia. Do total de confirmados, 19.178 constam como recuperados.
Mais 298 casos positivos da doença entraram no boletim, porém, não é possível dizer que são todos casos novos do final de semana ou de hoje. Partes são de casos represados, uma vez que as informações dos testes realizados na cidade não são lançadas no sistema em tempo real.