Praia Grande (SP) vai receber os primeiros torneios oficiais de 2022 organizados pela Confederação Nacional de Biribol (CNBi). Todos serão realizados na praia da Guilhermina, em piscinas instaladas na areia, e farão parte da programação do Estação Verão Praia, evento que oferece, durante toda a temporada de verão, arenas temáticas distribuídas pela cidade, todas com entradas gratuitas.
A competição inicial será a 1ª Etapa da Copa Paulista, no dia 15 de janeiro – esta ação é organizada em parceria com a Federação de Biribol do Estado de São Paulo. A segunda, em 5 de fevereiro, será o Brasileiro Biribol Categorias de Base. Em 19 de fevereiro, a Copa Brasil. No dia seguinte (20), a Copa Master (Masculino e Feminino). Também está definido o calendário com as outras cinco etapas da Copa Brasil, sendo em 16 de abril, em Araçatuba (SP); 18 de junho, em Uberaba (MG); 10 de setembro, em São Paulo (SP); e 19 de novembro, em Birigui (SP).
Os links para as inscrições dos torneios estão na fanpage da CNBi (www.facebook.com/BiribolOficial), sendo abre.ai/paulistao (Copa Paulista), abre.ai/biribolmaster2022 (Copa Master), www.copabrasil.biribol.com (Copa Brasil) e abre.ai/biribolbase (Brasileiro Categorias de Base).
Segundo o presidente da CNBi, Fabiano de Souza, 2022 será um ano muito importante para a entidade, que pretende dar um novo impulso à modalidade. “O biribol é um esporte genuinamente brasileiro e queremos que ele seja cada vez mais reconhecido e valorizado. Neste sentido, as competições em Praia Grande serão relevantes, pois terão grande cobertura da imprensa, o que nos ajudará a divulgar a modalidade”, explica Souza.
Estação Verão Praia
Desde o dia 17 de dezembro, as areias de Praia Grande estão recebendo a Estação Verão Praia. São 10 arenas diferentes, funcionando de quinta a domingo, das 9h às 22h. As atividades compreendem esportes, lazer, campeonatos, cultura e ainda apresentações musicais no período noturno. Jogos e campeonatos de biribol, vôlei, futebol de areia, entre outros, agitarão a arena da Guilhermina, em competições com a participação de atletas de renome.
Uma arena sustentável, com atividades diferenciadas e voltadas à preservação do meio ambiente, como captação de água da chuva e demonstração do funcionamento de energia fotovoltaica, além de miniestação de tratamento esgoto, oficina de compostagem e locação de patinete elétrico. As arenas multiuso, como o próprio nome já diz, terão programação diversificada e muito animada.
CNBi
A Confederação Nacional de Biribil (CNBi) foi formalmente criada em 2018. Atualmente sediada em Araçatuba, nasceu em 2015 como Associação Brasileira de Biribol, em Caraguatatuba (SP). A missão da entidade é organização e promover ações que fomentem a modalidade, que foi formalmente reconhecida pelo Ministério do Esporte, em 2019.
Variante do voleibol, o biribol ou voleibol de piscina é praticado dentro de uma piscina especial que mede 4 m de largura por 8 m de comprimento e tem profundidade de 1,30 metro. A rede é instalada na altura de 2,62 m para o masculino e 2,40 m para o feminino. Cada equipe conta com quatro jogadores titulares e no máximo quatro reservas, que se revezam nas posições em sentido horário.