Um embrião de dinossauro extremamente preservado foi encontrado enrolado dentro de um ovo fossilizado, desenterrado no sul da China, datado de 66 à 72 milhões de anos. O embrião foi apelidado de ‘Baby Yingliang’ e foi encontrado nas rochas da ‘Formação Hekou’ no Parque Industrial Shahe na cidade de Ganzhou, província de Jiangxi. As informações são do portal Tecno Insider.
Paleontologistas liderados pela Universidade de Birmingham disseram que Baby Yingliang pertencia a espécies de dinossauros terópodes, que é uma subordem de dinossauros bípedes. Encontrados nas rochas da Ásia e da América do Norte, os terópodes tinham bicos e tamanhos de corpo variados, permitindo que adotassem uma dieta variada.
Sem Adão e Eva pelados: humanos produzem roupas há 120 mil anos
O espécime é um dos embriões de dinossauros mais completos conhecidos e notavelmente apresenta uma postura mais próxima daquela observada em pássaros embrionários do que normalmente encontrada em dinossauros. Especificamente, o bebê Yingliang estava perto da incubação: a cabeça apoiada no ventre, com uma perna de cada lado do corpo e as costas enroladas.
Esse comportamento é observado nas aves modernas, o que sugere que isso não é exclusivo dos pássaros, mas pode ter evoluído pela primeira vez entre os dinossauros terópodes.