O Observatório Social do Brasil – Araçatuba pede a criação do Conserlho Municipal de Transparência e Combate à Corrupção no município. O pedido foi feito em ofício endereçado ao prefeito Dilador Borges (PSDB), nessa quinta-feira (9), Dia Internacional de Combate à Corrupção.
“Pedimos que o município envide todos os esforços para disponibilizar suporte humano e físico para o desenvolvimento de seus trabalhos”, diz um trecho do documento, que é assinado pelo presidente da instituição, Walter Ávila de Aguiar.
O objetivo, segundo ele, é que o conselho tenha atribuições consultivas e deliberativas e que “auxilie na criação e implantação de uma Política Pública Municipal de Transparência e Controle Social, que se pautará por critérios objetivos para melhorar a eficiência do gasto, com base em indicadores, estudos, pesquisas e diagnósticos, para verificar o cumprimento de metas e os resultados obtidos pela gestão dos recursos públicos”.
A solicitação, conforme o presidente local da OSB, atende ao item 18 do Termo de Compromisso de Combate à Corrupção que Dilador e a vice, Edna Flor, assinaram com o Observatório Social do Brasil – Araçatuba, em 9 de novembro de 2020, ocasião em que todos os candidatos a prefeito e a vice assinaram com a organização, por meio do projeto De Olho nas Eleições 2020.
O Observatório Social do Brasil – Araçatuba atua no combate à corrupção e melhoria da gestão pública. É filiado ao Sistema OSB, que possui 150 unidades distribuídas em 17 estados brasileiros e conta com 3.500 voluntários.