O pronto-socorro municipal Aida Vanzo Dolce, de Araçatuba, registrou um aumento de 60% no atendimento de pacientes com sintomas gripais nos quatro últimos dias. Ainda não é possível afirmar que a alta esteja relacionada à nova variante da Influenza A H3N2, mas há forte suspeita de sua circulação na cidade.
A maior procura no PS foi percebida a partir do dia 26 deste mês, com um pico de 99 atendimentos sintomáticos respiratórios nessa terça-feira (28), segundo o diretor técnico do pronto-socorro, médico Carlos Mori.
A demanda maior levou a direção do PS, junto com a Secretaria Municipal de Saúde, a colocar mais um médico para o atendimento dos pacientes no período das 10h às 22h. No local, também é realizada a coleta de antígeno (teste rápido) e também o exame RT-PCR, ambos para a detecção da Covid-19.
As autoridades de saúde lembram que a vacina contra a gripe aplicada em 2021 não protege contra a nova variante H3N2. Por isso, a prevenção continua sendo fundamental e os cuidados devem ser os mesmos adotados durante toda a pandemia.
As recomendações incluem o uso de máscara facial, higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel e o distancimento entre as pessoas. Outra medida importante é evitar aglomerações, o que ajuda a reduzir as chances de contágio por gripe.
H3N2
A H3N2 é um dos subtipos do vírus influenza A. Também conhecida como vírus do tipo A, é um dos principais responsáveis pela gripe e pelos resfriados. Assim como ocorre com o coronavírus, o H3N2 é facilmente transmitido de pessoa para pessoa através de gotículas expelidas pela tosse, espirro ou fala.
Sintomas e tratamento
Os sintomas da influenza A (H3N2) são parecidos aos de uma gripe comum: febre alta com início agudo, dor de cabeça e nas juntas, dor muscular, constipação nasal e inflamação de garganta, tosse e, em alguns casos, falta de ar. Estão mais suscetíveis a complicações crianças e idosos.
Para o tratamento, é indicado que a pessoa doente faça repouso, ingira bastante líquido e aposte em uma alimentação equilibrada e leve. O médico também deve ser consultado para o diagnóstico e prescrição adequada de medicamentos contra a doença.
Birigui
Assim como em Araçatuba, Birigui também registrou aumento no número de pacientes com sintomas gripais no pronto-socorro municipal. Conforme a Prefeitura, há casos confirmados de influenza A, mas nenhum grave.
O município não possui doses da vacina contra a gripe e, no momento, não há previsão de recebimento de nova remessa.