A Polícia Militar Ambiental e o Ministério Público resgataram aproximadamente 200 animais da fauna silvestre e apreenderam mais de 13 quilos de animais abatidos, durante a Operação Abate, deflagrada entre segunda e terça-feira (7), para combater a cala ilegal em todo o território paulista.
Cerca de 800 PMs, com apoio de 135 viaturas e promotores da Justiça, foram mobilizados para o cumprimento de mandados de buscas e apreensão. As equipes também realizaram policiais preventivo em locais estratégicos, operações de bloqueio e ações de educação e conscientização.
Como resultado, foram resgatados 197 animais silvestres e apreendidas 1.537 munições e 50 armas de fogo – esses armamentos, que geralmente são usados na caça de animais, podem se tornar uma ameaça à segurança das pessoas, quando utilizadas em roubos e outros crimes.
Também foi alvo da operação as armadilhas e petrechos em locais alvo de denúncias de caça ilegal – ao todo, foram recolhidas 114 armadilhas de caça. Todos os materiais foram apreendidos e retirados de circulação.
Ocorrências de destaques
Foram destaques da operação a apreensão de armas e munições em diversas regiões, inclusive de uso restrito como a de calibre .762, em Presidente Venceslau. A apreensão de 13 quilos de carne de animais silvestres abatidos na região de Araçatuba e a prisão de um casal traficante de animais em Araraquara, que foi flagrado transportando 119 animais silvestres em condições de maus-tratos.