Assinada pelo vereador Vinícius Aith (PRTB), uma proposta tem o objetivo de vetar que atletas trans participem de competições em Sorocaba (SP), tramita na Cârama Municipal. As informações são do ge / TV Tem.
O projeto de Lei prevê ainda a cassação de alvará para a realização de eventos esportivos que inscrevam atletas transgêneros . Segundo o vereador, haverá ainda uma multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
Na proposta, o vereador cita que “centenas de mulheres perderam o direito de competir em condições de igualdade, já que o corpo masculino é, por natureza, mais forte e resistente, mesmo que tenha passado por cirurgias e terapias hormonais para ganhar características femininas”.
O texto quer que a proibição seja para eventos que estejam “direta ou indiretamente vinculados à prefeitura” e estabelece também a proibição da concessão de bolsas ou qualquer tipo de auxílio por parte do governo municipal para atletas trans em equipes “próprias do sexo biológico oposto àquele de seu nascimento”.