Conforme acontecia o voo de Goiânia para Piedade de Caratinga (MG), o piloto de avião da Marília Mendonça, comunicou duas vezes através de frequência de rádio local sobre os procedimentos de pouso. De acordo com um piloto que estava pela região de Viçosa (MG), indo para o mesmo destino na mesma hora, as mensagens faladas por Geraldo Martins de Medeiros davam a entender que a situação do voo estava normal.
O detalhe que mais saía do normal dito pelo condutor do avião da cantora era que ele ia começar o procedimento para pouso, o que eles chamam de “perna do vento” no meio da aviação.
“Ele disse que estava pegando a perna do vento e, cerca de 20 segundos depois, voltou a dizer que estava pegando a perna do vento 02, o que significa que estava iniciando o procedimento padrão de pouso. Isso não configura uma anormalidade pois os pilotos podem prolongar um pouco o tempo do pouso”, explicou o piloto ao IG.
Ele, que não quis se identificar, já depôs para os órgãos responsáveis por investigar as causas do acidente. Sendo uma frequência aberta, as mensagens que foram trocadas durante os voos não ficaram registradas em nenhuma gravação.
Roni Macedo , subadministrador do Aeroporto de Caratinga, calcula que o avião estava a 4,8 km na hora que caiu. Convertendo em tempo de voo, isso dá aproximadamente dois minutos.
Ainda durante o depoimento, o piloto de Caratinga falou que, diante dessa informação, respondeu que também tinha intenção de pousar no mesmo lugar, no entanto, que ainda faltava cerca de dez minutos para isso ocorrer. Depois da conversa, não teve mais qualquer tipo de interação entre eles. “É tempo mais que suficiente para acontecerem os dois pousos em segurança. Tanto que o outro piloto chegou como previsto”, explica Macedo, segundo o site de Catraca Livre.